segunda-feira, 5 de março de 2018

Os workshops Vamos Fazer Pão? de Outubro, no Porto, foram assim


Fazer pão é verdadeiramente mágico. Juntamos farinha, água, sal e fermento. Amassamos. Deixamos a levedar. Enrolamos o nosso pão. E no final, em jeito de festa, reunimo-nos à volta da mesa para provar o pão, quente, acabado de sair do forno. Estes momentos são tão, mas tão bons!

Os workshops que dediquei ao pão, no Porto, em Outubro do ano passado, no WORK espaço criativo, começaram com uma breve explicação teórica sobre como podemos fazer pão cheio de sabor em casa. Falamos de farinhas, da quantidade de água a usar, do sal, dos tempos de fermentação. Falamos de pré-fermentos ou massas-mãe que ajudam a tornar o miolo do nosso pão mais consistente e delicioso. Testamos diferentes métodos de fazer pão e de como o podemos cozer em casa.


Nestes workshops procuro mostrar que fazer pão em casa pode ser tão simples. Basta termos paciência e darmos tempo às nossas massas. Um pão feito por nós tem um encanto especial!

Fazemos pão de trigo, pão de mistura com figos e nozes que fica uma verdadeira delícia! Experimentamos fazer diferentes tipos de pães, pães grandes cozidos num tacho ou pãezinhos para os lanches da família. Experimentamos fazer também um pão doce, perfeito para dias de festa ou para colocar na mesa de um pequeno-almoço especial.


Quando começamos a fazer pão apaixonamo-nos pelas massas. E ficamos a saber exactamente o que contém o nosso pão: apenas, farinha, sal, água e levedura. O pão feito por nós é sempre um pão cheio de sabor, que pode ser enriquecido com legumes, frutos secos, sementes entre muitas outras possibilidades. Vamos Fazer Pão?


Irei realizar novamente mais um workshop Vamos Fazer Pão? no Porto, no próximo dia 10 de Março de 2018. Quem me faz companhia?

Inscrições e mais informações:
work@sott.pt   WORK espaço criativo
( Realização do workshop sujeito a nº mínimo de participantes )

1 comentário :

Mary - Strawberrycandy disse...

São sempre tão enriquecedores estes workshops,...Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/