quarta-feira, 6 de julho de 2022

Borrego assado no forno

Um a dois meses antes de ir de férias, gosto de dar destino ao que tenho na arca congeladora. O congelador é um excelente aliado das pré-preparações para as refeições da semana. Permite-nos prolongar a vida dos nossos alimentos mas, não é lugar para que a comida fique à espera de destino por tempo indeterminado. O ideal, é que haja circulação da comida que temos congelada, seja crua ou já cozinhada.

Ter o congelador cheio dá-nos segurança. Temos comida para alguma eventualidade. Mas, se por norma, temos uma grande quantidade de comida sem que a façamos circular, penso que não faz sentido acumular, só porque sim, só porque, um destes dias, a vamos utilizar. O congelador faz parte da nossa despensa. E devemos procurar organizar e utilizar a comida congelada da mesma maneira que fazemos com a nossa despensa de produtos secos e enlatados. Fazer cicular, é a palavra de ordem!

Na Páscoa, aproveitei uma promoção e comprei carne de borrego. Na semana passada, decidi, dar-lhe destino e fiz um delicioso assado no forno.

Borrego assado no forno

Ingredientes para 4 pessoas:
1,650 kg de carne de borrego cortada em pedaços
1 colher de sopa de pimentão-doce
1 folha de louro
6 dentes de alho espremidos
1 cebola picada
200 ml de vinho branco
50 ml de azeite
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Temperar a carne com o pimentão-doce, a folha de louro, os dentes de alho, a cebola, pimenta-preta, uma pitada de sal e o vinho branco. Mexer. Tapar e deixar a marinar no frigorífico de um dia para o outro.

2. Colocar a carne com a marinada numa travessa de forno. Regar com o azeite.

3. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 minutos. Baixar a temperatura para os 160ºC e deixar assar durante mais 1 hora.

1 comentário :

" R y k @ r d o " disse...

É um prato que adoro.
Cumprimentos poéticos