sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Bolinhas de queijo de cabra com arandos e nozes


Vamos preparar o Natal?

Uma das primeiras coisas que faço, nesta altura do ano, é montar a árvore de Natal e decorar a casa. Para mim, esta é uma das épocas mais bonitas do ano. Adoro toda a azáfama associada ao Natal, as decorações, o convívio com a família, as lembranças, as ruas enfeitadas, as luzes a piscar.

Depois das decorações, vem a lista de presentes. Normalmente, escrevo o nome de cada uma das pessoas a quem quero dar uma lembrança. E, com algum tempo, vou decidindo o que comprar e o que fazer em casa para oferecer. Normalmente, faço lembranças mistas, com presentes comprados e com coisas de comer, feitas por mim. Para as crianças, de há uns anos para cá, que damos presentes de família. Para cada criança, um presente de todos.

Depois das decorações da casa e dos presentes, começo a pensar nas comidas. Costumo passar a véspera de Natal em Lisboa e, o dia de Natal, em Santarém. Para cada um destes dias, costumo fazer entradas ou sobremesas, porque o bacalhau com todos é feito pela minha sogra e, o almoço do dia de Natal, chega à mesa pela mão da minha mãe.

Na nossa festa de Natal, costumamos ter uma mesa com queijos e entradinhas para irmos petiscando enquanto a família vai chegando para o jantar da consoada ou para o almoço de dia 25 de Dezembro. E a pensar nisso, decidi preparar umas bolinhas de queijo de cabra com arandos e nozes, que para além de muito apelativas, resultam muito bem para esta quadra festiva. Espero que gostem e que se inspirem!

Bolinhas de queijo de cabra com arandos e nozes

Ingredientes:
300 g de medalhões de queijo de cabra
50 g de queijo creme para barrar
Sal e pimenta-branca q.b.
70 g de nozes pecan
70 g de arandos
Pretzel stickers (palitos comestíveis) q.b.


1. Picar finamente as nozes e os arandos para uma taça.

2. Colocar os medalhões de queijo de cabra e o queijo creme, numa taça. Temperar com uma pitada de sal e pimenta a gosto. Esmagar o queijo com um garfo e misturar.

3. Fazer bolinhas com cerca de 17 g cada.

4. Passar as bolinhas pela mistura de arandos e nozes. Dispor as bolinhas num prato.

5. Guardar no frigorífico até ao momento de servir.

6. Partir os palitos comestíveis ao meio. Colocar um em cada bolinha e servir.

4 comentários :

Receitas Simples disse...

Amei essa receita obrigada

Graça disse...

Sugestão bem apetitosa! Que tipo de queijo cabra utiliza? Chèvre? Obrigada.

Laranjinha disse...

Olá Graça,
usei o queijo de cabra em medalhões da Président.

Red disse...

Nice post