terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Cachaço de porco estufado no tacho

Janeiro está a chegar ao fim. O primeiro mês do ano, é sempre um misto de balanço do ano que passou e, a necessidade de pensar em novos desafios, estabelecer objectivos, no fundo, continuar a procurar viver a vida que gostaria de ter, com mais equilíbrio. Neste primeiro mês do ano, retomei os workshops, decidi começar a ler um livro por mês. O escolhido para começar o ano foi Lições de Química. Recomendo.

Depois de muitos pedidos, a rubrica Em Directo da Minha Cozinha, aos domingos de manhã, está de volta. Este mês mostrei-vos como fazer picles rápidos de frigorífico, como branquear legumes para congelar, partilhei uma receita em 20 minutos, um delicioso arroz de chouriço com grão-de-bico e, mostrei-vos como podem fazer manteigas aromatizadas. Foi um mês de Janeiro com muitas partilhas cheias de sabor. E, hoje, deixo-vos, a receita de cachaço de porco estufado no tacho, uma receita que fiz em dia de pré-preparações para as refeições da semana.

Cachaço de porco estufado no tacho

Ingredientes para 8 pessoas:
2,5 kg de cachaço de porco sem osso
3 colheres de sopa de massa de pimentão
1 colher de chá de paprica
200 ml de vinho branco
100 ml de azeite
2 cebolas
5 dentes de alho picados
2 folhas de louro
800 ml de tomate pelado picado
50 g de polpa de tomate
Sal e pimenta-preta q.b.

1. Cortar a carne em pedaços. Temperar com a massa de pimentão, a paprica, uma pitada de sal, pimenta-preta e regar com 50 ml de vinho branco. Deixar a marinar cerca de 30 minutos.

2. Levar um tacho ao lume com o azeite. Adicionar a cebola picada e a folha de louro, deixar frigir um pouco e acrescentar os dentes de alho picados.

3. Acrescentar a carne, o tomate pelado, a polpa de tomate, sal e o restante vinho. Mexer.

4. Deixar cozinhar em lume brando, durante cerca de 1h30. Ir mexendo.

Sem comentários :