terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

7 dicas para diminuir o desperdício alimentar em casa

Como podemos evitar o desperdício alimentar em casa?

As pequenas mudanças podem fazer a diferença e os hábitos mudam-se aos poucos. Para quem quer evitar ou reduzir o desperdício alimentar em casa, deixo algumas ideias para começarem a rentabilizar a vossa comida e a poupar.

7 dicas para diminuir o desperdício alimentar

1. Planeiem as refeições da semana. Pensem antecipadamente o que irão preparar, antes de fazerem a lista de compras.

2. Comprem apenas o que é indispensável. Antes de fazerem a lista de compras vejam o que têm no frigorífico, despensa e congelador. Esta "inspecção" é fundamental para evitarem comprar aquilo que já têm ou para ajustar quantidades.

3. Estejam atentos às datas de validade dos produtos da despensa seca como da despensa fria. Pratiquem um consumo consciente.

4. Acondicionem devidamente os alimentos. Organizem os alimentos frescos e os cozinhados por zonas, tanto no frigorífico como no congelador. O primeiro a entrar é o primeiro a sair.

5. Usem recipientes transparentes que vos permitam ver rapidamente o que têm no frigorífico. Coloquem etiquetas com a respectiva designação em tudo o que congelarem.

6. Aproveitem todas as partes comestíveis dos alimentos, rama, casca, talos, etc. Guardem as águas de cozedura. Façam sopas, arrozes, compotas, picles, etc.

7. Sobrou? Aproveitou! Identifiquem as datas de confecção. As sobras devem ser consumidas o mais breve possível. Recriem receitas. Transformem. Reutilizem.

1 comentário :

Family doctor dubai disse...

This is great advice! Reducing food waste is an important step in helping the environment and conserving our resources. It's important to be mindful of the food we buy and use, and these tips are a great way to start!