quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Sopa de abóbora e alho-francês

No Inverno, as sopas são sinónimo de comida reconfortante. É tão bom, começar as refeições com um prato de sopa quente. Ajuda-nos a aquecer o corpo e a alma. Cá em casa, a sopa é uma das receitas que faço, regularmente, em dia de pré-preparações. Gosto de ter sopa feita no frigorífico, pronta a servir e, gosto, também, de ter sopa congelada para alguma eventualidade ou, para as semanas em que sei que não terei tempo para cozinhar.

De uma maneira geral, muitas das minhas sopas são cremes de legumes que depois me permitem construir outras sopas ou servir com diferentes toppings. A ideia, é ir variando o que comemos e, se num dia, servirmos a base de uma sopa com coentros picados, no dia seguinte, podemos colocar uma granola, no outro dia, uns croutons, no outro ainda, umas sementes de abóbora. Para os toppings da sopa, as possibilidades são imensas. Para vos inspirar, deixo-vos, hoje, a receita da sopa de abóbora e alho-francês.

Sopa de abóbora e alho-francês

Ingredientes para 6 pessoas:
825 g de abóbora cortada em cubos
3 cenouras
350 g de alho-francês cortado às rodelas
2 batatas
1 cebola
1,5 L de água
Sal
3 colheres de sopa de azeite
Coentros picadas para polvilhar ao servir q.b.


1. Cortar a abóbora, as cenouras, o alho-francês, as batatas e a cebola para uma panela.

2. Temperar com sal e regar com a água. Levar ao lume. Assim que os legumes estiverem cozidos, retirar do lume e triturar.

3. Regar com o azeite e mexer.

4. Servir polvilhado com coentros.

Sem comentários :