quinta-feira, 1 de junho de 2023

Morangos com cobertura de chocolate e noz

O tempo da nossa infância passa tão rápido e as memórias que ficam, pelo menos as minhas, são difusas e quase sempre associadas a momentos em que fui feliz.

O tempo da nossa infância é o tempo em que crescemos, em que descobrimos o mundo pelos nossos olhos e, pelos de quem nos rodeia e ensina. É um tempo em que temos sempre alguém que olha por nós, que se preocupa, que nos indica o caminho e que nos diz: - não vás por aí! - Cuidado, não caias! - Isso não se diz! Quando somos crianças há sempre um colo ou um abraço que nos ampara. E esse amor incondicional que nos oferecem fica dentro de nós, para a vida. Há quem lhe chame gratidão.

Em criança, não sabemos nada sobre o mundo. São os pais que nos dizem de que cor é o céu, o nome dos animais, das frutas, das roupas. Explicam os porquês: - porque é que as nuvens mudam de cor? e assim por diante. São com eles que aprendemos a comer e a dar os primeiros passos. Numa primeira fase, é a família que nos dá as respostas, que nos vai conduzindo e apresentando o mundo, que nos chama a atenção para aquilo que é interessante, bonito e engraçado. O olhar das crianças é sempre de espanto, de admiração, de alegria, sem preconceitos. É um olhar puro, inocente. E isso é mágico.

Ser criança é ter tempo para brincar. E tudo se pode transformar num brinquedo. Os dedos das mãos, um chapéu, as Tupperwares, os rolos de lãs das avós. Não é preciso coisas caras e elaboradas. O melhor brinquedo é aquele que desafia.

Ser criança é fazer das poças de água, da terra, das pedras, da lama, uma brincadeira. É tempo para sujar as mãos, as roupas, a cara e isso revelar-se numa verdadeira diversão, uma grande aventura. É maravilhar-se com o nascer e o pôr do Sol, de ver as estrelas e a lua, de gostar de ver a chuva cair num dia de Verão, de sentir o cheiro a terra molhada e sorrir. Como disse Fernando Pessoa: « Grande é a poesia, a bondade e as danças ... Mas o melhor do mundo, são as crianças. » Por tudo isto, quando crescer, quero ser criança!

Feliz Dia da Criança!

Para este dia, deixo-vos uma receita gulosa, que podem fazer com a ajuda dos mais pequenos. Esta receita pode ser servida como sobremesa, ou se preferirem, para um lanche mais guloso. Espero que gostem!

Morangos com cobertura de chocolate e noz

Ingredientes:
300 g de morangos frescos
125 g de chocolate com 54% de cacau
Nozes pecan picadas q.b.


1. Lavar e secar os morangos.

2. Derreter 100 g de chocolate, em banho-maria ou no microondas.

3. Depois do chocolate derretido, acrescentar o restante chocolate e mexer até que também derreta, mas fora do lume.

4. Passar os morangos pelo chocolate derretido e de seguida pelas nozes pecan picadas.

5. Dispor os morangos num tabuleiro forrado com papel vegetal.

6. Guardar no frigorífico até ao momento de servir.

2 comentários :

- R y k @ r d o - disse...

Aspeto delicioso
.
Cumprimentos cordiais e poéticos.
.

Anjo-de-Mel disse...

Adorei, Isabel! Hei de experimentar! Bjinhos e feliz dia :)