domingo, 15 de agosto de 2010

A comida de férias

As férias passadas em Santa Luzia, Tavira, com a família estão associadas a algumas comidinhas e este ano não foi excepção. Entre a comida de férias temos sempre a salada de polvo e as amêijoas à Bulhão Pato, ambos os pratos feitos com produtos locais. Não é à toa que Santa Luzia é conhecida como a capital do polvo e as amêijoas foram compradas a um pescador ou melhor, a um mariscador local.

Num dos dias de férias fomos jantar ao restaurante Casa do Polvo, na marginal, e a ideia foi petiscarmos, seguindo a filosofia da casa. O restaurante estava cheio e já não conseguimos mesa na esplanada. Para a mesa vieram: pataniscas de polvo, rissóis de polvo, salada de polvo, choco frito e feijoada de polvo. Comida óptima numa segunda-feira bem quente. Fiquei com vontade de experimentar as pataniscas de polvo cá em casa.

Numa sexta-feira, escolhemos a marisqueira Fialho, na localidade de Pinheiro, perto de Luz de Tavira para jantar. Estava com algumas expectativas pois várias pessoas me aconselharam o restaurante. Como não reservámos tentámos ir cedo. Chegámos por volta das 19h15 e apesar de estarem duas ou três mesas ocupadas o que é certo é que estavam quase todas reservadas. A grelha junto à entrada do restaurante já laborava. A vitrina junto à zona de esplanada estava cheia de peixe de várias qualidades com um ar muito apetitoso. Conseguimos jantar, mas o grupo de seis pessoas teve que ser dividido em duas mesas. Em conversa com um dos empregados, no mês de Agosto, é conveniente reservar com dois dias de antecedência. Da próxima já sei! :)

Para jantar escolhi espadarte grelhado, o Ricardo e a Cláudia escolheram uma espetada de tamboril com camarão, o Hugo uma espetada de lulas e os meus sogros preferiram ferreiras grelhadas. Todos os pratos foram bem servidos. A frescura do peixe dita a qualidade do prato.

No segundo sábado de férias no Algarve passei a manhã na praia Verde e depois, juntamente com os meus sogros e o Ricardo, rumámos até Ayamonte, em Espanha. O almoço foi num restaurante a que os meus sogros costumam ir quando visitam a tia Dulce na Ilha Canela. O restaurante chama-se Cruyff e está junto a uma zona residencial. Pedimos salada de polvo, saladas de ovas, azevias fritas (assemelham-se a pequenos linguados) e carne de vaca em tomate. A surpresa foi a carne em tomate. Magnífica! A carne estava muito tenra, ao toque do garfo quase que se desfazia e o molho de tomate era perfeito.

No último dia de férias jantei no restaurante Al-Margem com a Margarida, o marido e a pequena Matilde. O restaurante está inserido numa residencial e jantámos na esplanada. As especialidades são à base de carne e seguimos o conselho da Margarida na escolha dos pratos: bife na pedra e espetada de porco preto com camarão. Para sobremesa escolhemos uma torta de alfarroba - adoro sobremesas com alfarroba! - que se revelou uma das melhores que comi esta temporada por terras algarvias.

Bem, para o ano há mais!

11 comentários :

Filipa disse...

Que festim de peixe e marisco! Quando era miúda também passava férias por aí e este post trouxe-me à memória esses momentos....

Babette disse...

Que bela reportagem!... Pelas descrições gastronómicas, fiquei tb a perceber que houve passeios, família, amigos e descanso. E então com a barriguinha satisfeita só podem ter sido umas ricas férias!
babette

ameixa seca disse...

Alguém vai ter que alargar as portas depois destes banquetes... e não é a Carlota ;)

olguini disse...

Já terminou as ferias? Se ainda não experimente uma coisa...vá ate cacela nova ao final da tarde e pergunte pela padaria do pão do sr. joaquim. tem é de ser as 2as, 4as e/ou 6as. Vai adorar mas se quiser experimentar este pão com belo marisco vá a cacela velha e coma no restaurante Casa Velha ;). Convêm ir pelas 8h pk as 9h já terá de esperar. Foi no restaurante que descobri o pão, sim pk adorando eu pão tinha de perguntar e o dono simpaticamente explicou-me. :) Boas férias

Laranjinha disse...

Olguini,

este ano já regressei de férias do Algarve, mas muito obrigada pela sugestão pois fica para o ano.
Um beijinho,

Sandra G disse...

Tanta coisa boa, marisco que eu adoro!!!
As férias passam sempre a correr!!

Bjs

Nina Morais disse...

Ai, aqui chamamos isso de uma verdadeira orgia gastronômica...
Pelas fotos e comentários, estava tudo ótimo.
Estou planejando ir a Portugal no início do próximo ano, mas certamente tenho que emagrecer por conta.

olguini disse...

k pena realmente, ando distraida dos blogues e não fui a tempo mas fica realmente a sugestão para uma próxima. :)

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Mas que ricos petiscos!

Salsa Verde disse...

Até estou a salivar com estas fotos e descrições!!!
Beijinhos,
Lia.

Margarida disse...

E que bela noite! Só te esqueceste de referir a sangria branca que estava muito boa! ; )
Obrigada pela excelente noite!
beijocas