quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Sopa de abóbora e tomate assados com manjericão


Uma das coisas boas que o Verão nos traz é o tomate. Adoro esta altura do ano em que temos abundância deste suculento e carnudo fruto. O tomate é nativo do Novo Mundo. Quando os espanhóis chegaram à capital asteca de Tenochtilán, actual Cidade do México, «(...) repararam que os vendedores "ofereciam tomates grandes, tomates pequenos, tomates verdes, tomates cacho, tomates finos, tomates doces, grandes tomates como serpentes, tomates muito amarelos, extremamente amarelos, vermelhos, muito vermelhos, completamente encarniçados, com uma cor de vermelho-brilhante, de rosa poente e avermelhados"» in Uma História Saborosa do Mundo, pág. 151.

Para os astecas, tomate tinha a designação de xitomatl e as plantas com frutos redondos com sementes, recebiam o nome de tómatl. Os Espanhóis trazem o tomate para a Europa, mas a desconfiança a este novo ingrediente foi semelhante ao que tiveram com a batata.

Os espanhóis levam, depois de Sevilha, o tomate para Nápoles onde recebe a designação de "maçã dourada", atribuída pelo pai da botânica italiano, Andrea Mattioli, no século XVI. Designação que originou posteriormente a expressão italiana pommodoro. No século XVII, em Itália, existem registos do uso do tomate em receitas. Os franceses, chamaram-lhe pomme d' amour. Por ser considerado uma planta venenosa, com características alucinogénicas por causa da sua semelhança com a mandrágora - uma planta usada em feitiçarias - foi remetido durante vários anos a planta ornamental. Foram precisos quase dois séculos para que entrasse nas cozinhas europeias como alimento.

Hoje em dia encontramos à venda várias variedades de tomate, desde cereja, coração de boi, tomate redondo, de cacho, tomate chucha, raf - produzido na região da Andaluzia - kumato, tomate zebra, etc.

E se é nesta altura do ano que nos chega o melhor tomate, então é usar e abusar. Como diz o ditado popular, «em época de tomate, não há más cozinheiras»!

Sopa de abóbora e tomate assados com manjericão

Ingredientes para 4 pessoas:
650 g de abóbora
650 g de tomate maduro (usei coração de boi)
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite
500 ml de caldo de legumes
20 folhas de manjericão
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Descascar a abóbora e cortá-la em cubos.

2. Retirar a pele e as sementes ao tomate.

3. Colocar num tabuleiro de forno a abóbora, o tomate picado, a cebola cortada em meias luas e os dentes de alho. Temperar com sal e regar com azeite.

4. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 40 minutos, a meio mexer a mistura.

5. Colocar os legumes assadas numa panela. Regar com o caldo de legumes quente e adicionar as folhas de manjericão.

6. Triturar com a varinha mágica. Se necessário rectificar o sal.


Servir esta sopa com pão torrado e queijo de cabra curado, de que somos grandes fãs cá por casa. Para um almoço leve de Verão, sabe mesmo bem. E viva o tomate!

8 comentários :

Diogo Marques disse...

Deve ser uma delicia, e ficou com uma cor magnifica!
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Tertúlia da Susy disse...

Que maravilha, só de imaginar esse sabor.

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá Isabel!
Esta sopa está com uma cor linda e um aspecto delicioso. Faço algumas vezes sopa de tomate, nesta altura então, em que ele abunda, faço muitas vezes. Sigo uma receita muito parecida com a que tens no novo livro. Mas com abóbora nunca experimentei. Estou tentado, deve ser uma delicia. ;)
Beijinho.

Sunflower disse...

Maravilha!!

Babette disse...

É verdade! Com bom tomate os cozinhados fazem-se quase só por si. Aqui no norte, talvez por este ano o Verão andar meio bipolar, ainda não consegui encontrar o tomate coração boi com a abundância e a cor tradicional. Faltou o sol e o calor, certamente... A sopa está bem apetitosa!
Babette

Unknown disse...

A sopa tem um aspeto mesmo bom, tenho de experimentar !

Deixo aqui os meus blogs se quiser ver:
http://www.onlytalking.com/
http://bigtreats.blogspot.pt/ (comida)

Anónimo disse...

Adorei essa receita linda, vou fazer uma versão dela hoje mesmo lá em casa para o jantar! Bjocas e boa semana!

Senta-te e Prova disse...

Gosto muito do seu blogue que visito frequentemente.
Já experimentei uma outra receita de sopa sugerida aqui, em que se assava a abóbora.
Vou agora certamente experimentar esta receita!
Beijinhos e continuação de bom trabalho no seu blogue.

sentateeprova.blogspot.pt