segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Adeus Novembro, até para o ano!


Novembro chega ao fim. Amanhã damos as boas-vindas ao último mês do ano. E assim, pelo sabor dos dias chegamos ao fim de mais um ciclo que se renova com a chegada do novo ano. Está quase.

Novembro foi um mês feliz. Passeei pelo campo em dias de céu azul, bonito, quase sem nuvens. Apanhei dióspiros, daqueles que se comem bem maduros. Com uma pitada de canela são uma maravilha, tão doces! Não admira que sejam conhecidos como a fruta dos Deuses.


Em Novembro fui várias vezes ao mercado que se realiza perto da minha casa. Gosto da azáfama dos mercados. Da confusão de vozes provocada pelos pregões dos vendedores de roupa. Gosto de sentir o cheiro bom das roulottes que vendem bifanas e sandes. De passar pelas barracas dos queijos, dos enchidos, do pão fresco. Perco-me nas bancas das frutas e legumes, cheias de cores bonitas e convidativas. Compro ramos de ervas aromáticas para os cozinhados da semana.

Novembro foi o mês das castanhas assadas. Adoro castanhas! Em Santarém juntei a família à volta da lareira para comermos castanhas assadas, em jeito de festa. Em Lisboa, não resisto às que são vendidas na rua. Com a casca estaladiça e assadas a preceito sabem tão bem nestes dias de Outono em que o frio se fez sentir como o rugido de um animal ferido.


Em Novembro estive no restaurante Vila Joya para um jantar muito especial de tributo ao chef Dieter Koschina pelos vinte anos de estrelas Michelin. Conseguem imaginar o meu entusiasmo sempre que visito a cozinha deste restaurante que está entre os cem melhores do mundo no conceituado ranking da The World's 50 Best Restaurants. É um entusiasmo que as palavras não conseguem explicar. Este mês também fui ver como se faz azeite. Da apanha no olival ao lagar. O azeite é um ingrediente que não pode faltar cá em casa. Uso azeite todos os dias nos meus cozinhados, por isso sabe tão bem perceber como se fabrica este produto tão especial.


Foi neste mês de Novembro que recebi o Samsung Galaxy S6 edge+. Nem imaginam como me tenho divertido a tirar fotos. Para terem uma ideia, todas as fotos deste apontamento foram tiradas com o meu novo telemóvel. Para quem gosta de tirar fotos a comida como eu, penso que compreende o meu entusiasmo.

Em Novembro juntei-me à lista de embaixadores da IVO Cutelarias, que inclui vários chefs e outras personalidades de reconhecido mérito na área da gastronomia a nível nacional. Neste mês, consegui ainda realizar oito workshops, entre Lisboa e o Porto. O último foi no espaço Samsung Chef's Experience no Mercado da Ribeira em que todos cozinhámos com quinoa.

Novembro é o pronúncio da chegada do Natal. Adoro esta época do ano. Ruas e montras enfeitadas ajudam a criar a magia desta quadra festiva. Pensar nos presentes de Natal para os que nos são mais queridos é algo que me deixa muito entusiasmada, principalmente quando são feitos em casa. Por cá, já se testou pão-de-ló tipo de Margaride para oferecer entre outras coisas bem docinhas.


Adeus Novembro, até para o ano! Que Dezembro, seja muito bem-vindo.

12 comentários :

  1. Foi de fato um mês cheio..... de bons e maus momentos. Que persistam os bons. ....

    Vamos começar o Mês do Natal....já paira no ar.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,
      gosto de relembrar as coisas boas, aquelas que nos deixam felizes e com vontade de continuar! :)
      Um beijinho e que venha Dezembro.

      Eliminar
  2. Que saudades e as castanhas
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa de entretenimento e cinema)

    ResponderEliminar
  3. Ó Isabel! Não gosto nada de dezembro… É o mês em que fico mais velha. :-( Mas venha ele...
    Beijinho
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Céu,
      não pense assim! Temos que viver o momento! :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. foi um mes bom... mas este será ainda melhor!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana,
      espero que sim, que Dezembro seja também um mês feliz.
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Novembro...foi um mês positivo. Muita emoção aconteceu no bom e no menos bom, talvez destaque o bom! Agora é hora do pensamento virar NATAL, é uma quadra linda, embora com místicos sentimentos,cá em casa já se fizeram as iluminações, nas janelas, no terraço, na escada, e no interior existem aqui e ali apontamentos alusivos à quadra é maravilhoso.Aproveito para vos desejar um Feliz Natal, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janela da Gui,
      adoro o Natal, acho que fica tudo mais bonito. Acho que é uma época em que andamos mais felizes.
      Um beijinho.

      Eliminar
  6. A foto das rabanadas deixou-me a sonhar! ... Eram o meu doce preferido na infância :)
    Feliz Dezembro, Felizes Festas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula,
      adoro rabanadas. No mês de Novembro, fiz cinco vezes rabanadas! ;)
      Há doces que só como nesta altura do ano. Natal tem que ter sonhos e rabanadas.
      Um beijinho.

      Eliminar