quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Foi assim o Vamos fazer risoto? no Mercado da Ribeira


No passado dia 24 de Outubro, teve lugar no espaço Samsung Chef's Experience no Mercado da Ribeira, em Lisboa um encontro à volta da mesa em jeito de workshop. O tema escolhido foi risoto.

O espaço encheu-se com leitores do Cinco Quartos de Laranja. Ao entrarem foram surpreendidos com uns croquetes de alheira servidos com maionese de marmelada em jeito de boas-vindas. Adoro esta combinação de sabores.


De seguida passámos à preparação do prato principal, risoto de curgete com bacalhau confitado. Enquanto o bacalhau coberto com azeite, aromatizado com um ramo de tomilho fresco, pimentas em grão e dentes de alho com a camisa cozinhavam a 80ºC no forno, os participantes descascaram e picaram chalotas. Depois desta tarefa realizada, todos ao mesmo tempo, foram seguindo os passos para fazer um risoto maravilhoso. Refogado de cebola, alho e azeite. Assim que a chalota cedeu aos encantos do calor e se tornou macia, juntaram o arroz arbório de uma só vez. Com a ajuda de uma colher-de-pau mexeram de modo a que o arroz sentisse também o poder do fogo. E quando já estava bem quente e totalmente envolvido com o refogado, foi refrescado com um copo de vinho branco. Ao evaporar, juntaram a curgete ralada com a casca e uma generosa concha de caldo. O caldo foi preparado previamente. Uma base de legumes a que se juntou depois um caldo de bacalhau, feito com as peles e as espinhas dos lombos deste peixe usados para confitar. Um dos truques para um bom risoto é o caldo. Terminaram o risoto com duas generosas colheres de manteiga e queijo parmesão ralado. O arroz foi servido com lascas de bacalhau confitado e coentros frescos picados.

A sobremesa foi uma panna cotta de leite de coco servida com molho de morango, que recebeu vários elogios por todos os que provaram. Adoro a cremosidade das natas cozidas com o leite de coco e a frescura do molho de morango, com uma doce acidez, que nos desperta os sentidos e nos provoca uma vontade irresistível de comer colherada atrás de colherada.


Cozinhar em grupo é sempre uma experiência muito especial. Notou-se, no rosto de cada um dos participantes, o entusiasmo, a vontade de aprender e de fazer bem todos os passos. Confesso que gosto de ver as pessoas sorrir enquanto cozinham. Gosto de ver o olhar de alegria quando conseguem fazer algo pela primeira vez. Sinto-me de coração cheio quando vejo os participantes fazerem de forma irrepreensível ou melhor cozinharem algo que nunca tinham pensado fazer. Por isso, houve tempo para brindarmos às coisas boas e às experiências que nos fazem felizes.


Estes momentos no espaço Samsung Chef's Experience são especiais e únicos. Relembro que no sábado, dia 28 de Novembro às 18h30, voltamos a este espaço no Mercado da Ribeira para mais uma experiência à volta da mesa. Desta vez o desafio consiste em irmos cozinhar com quinoa. Conto com a vossa inscrição!

1 comentário :

Mark Margo disse...

Risotto, oh meu Deus que bom!
Mark Margo
www.markmargo.net (site cor de rosa com noticias de famosas e cinema)