segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Os workshops de Outubro no Porto foram assim


A cozinha é o coração da casa, frase tantas vezes dita e que faz todo o sentido para quem gosta de cozinhar. É na cozinha que se juntam os ingredientes, que se arrumam as compras, que se planeiam as refeições, que se misturam tachos, panelas e outros apetrechos. É na cozinha que se preparam as sopas, os estufados, os assados, a massa para o pão, se estende a piza e se fritam os sonhos. É da cozinha que saem todas as refeições do dia e é lá que a família volta sempre. Há sempre um regresso à cozinha. Cozinhar é alegria, é partilha, é cuidar dos outros. É isso que tento passar a quem participa nos meus workshops.

No passado dia 31 de Outubro, voltei ao Porto para dois workshops. De manhã preparámos Aperitivos para Festas e à tarde preparámos Bolos, Biscoitos e Bolachas a pensar na mesa das festas que se avizinham. Nos meus workshops toda a gente cozinha. As receitas são divididas pelos participantes e todos mexem, testam, fazem. Experimenta-se, sem medo de errar. E quando há enganos, esses ficam para contar a história.


De manhã preparámos asinhas de frango no forno, bolinhos de chouriço, bolinhos de atum, rolinhos de massa filo com queijo, cestinhos de pão com bacon e ovo, torcidos crocantes de massa folhada, tartelettes de salmão com pimento vermelho e alho-francês, entre muitas outras coisas que provocaram sorrisos no rosto de todos os que fizeram deste workshop uma casa com uma cozinha muito grande, cheia de alegria e boa disposição.


À tarde partimos ovos para as taças, juntámos farinhas e amêndoa, picámos chocolate. Batemos claras em castelo, moldámos bolachas e biscoitos. Untámos formas e fizémos muitas coisas doces para partilhar numa mesa feliz.


No próximo dia 21 de Novembro de 2015, regresso ao Porto, para mais dois workshops. De manhã iremos preparar um delicioso menu de Natal, com entradas, prato de carne, de peixe e umas tentadoras sobremesas. À tarde, um workshop muito especial, dedicado a todos os que gostam de fazer presentes em casa para oferecer. Iremos preparar várias receitas práticas que resultam muito bem como presentes de Natal e que podem ser feitos juntando a família à volta da cozinha. No dia 22, domingo, de manhã, volto a realizar o workshop Receitas para Festas de Natal. Aceitam o desafio?

Quem me faz companhia no Porto?

Inscrições e mais informações:
work@sott.pt   91 700 1802   WORK espaço criativo

4 comentários :

cozinha100segredos disse...

Que grupinhos jeitosos! Assim é que é bom! Beijinhos

Unknown disse...

Eu participei nos dois, e ADOREI!! Obrigada pela partilha de experiências! E, dia 21, lá estarei novamente! Obrigada! :) Beijinho

Laranjinha disse...

Gisela,
muito obrigada. Fico muito contente.
Um grande beijinho e até sábado.

Laranjinha disse...

Cozinha100segredos,
as pessoas que vão aos workshops são sempre especiais. Adoro.