sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Um ano de Vamos Fazer Pão


A rubrica Vamos Fazer Pão faz um ano. A paixão por fazer pão começou com a minha mãe. Cresci a vê-la fazer pão todas as semanas, cozido em forno de lenha, para toda a família. Quando decidi fazer pão, de forma regular, tive que perceber como se poderia fazer bom pão com um forno de casa. Agradeço a todos os chefs com quem aprendi muito sobre massas lêvedas e pão, entre eles contam-se Hugo Florentino, Inácio Berlinda, Mário Rolando, Nuno Branco, Rui Matias e Tiago Martins. Quando se começa a fazer pão descobre-se rapidamente que vamos estar sempre a aprender. As massas, a fermentação, a cozedura, são um mundo.

Para mim, o prazer de ver a massa a crescer é simplesmente mágico. Há vida nas massas e essa vida conquista-nos. Assim que começamos a fazer pão em casa apaixonamo-nos e queremos, cada vez, fazer mais e melhor. O pão é um alimento maravilhoso, feito com uma simplicidade aparente. Farinha, sal, água e fermento podem ser misturados e trabalhados de modo a fazerem pão cheio de sabor. E foi isso que tentei mostrar-vos ao longo de muitas sextas-feiras em que vos desafiei a fazer pão em casa. Ao longo deste último ano partilhei convosco estas receitas de pão:




Quais os vossos preferidos? Vamos fazer pão?

6 comentários :

  1. Respostas
    1. Muito obrigada, Maria.
      Fazer pão é maravilhoso.
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  2. Maravilhosas receitas! Adoro a sua criatividade!! Quem me dera comer todos estes pães deliciosos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. H,
      muito obrigada.
      Para provar é vir um destes dias a um workshop! ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Olá Laranjinha!

    Apesar da ausência desta última semana, nada melhor do que ser "recebida" com tanta sugestão deliciosa de pão. Ainda não tinha o blog, mas já te seguia e parece que foi ontem que anuncias-te que todas as 6ªf iria sair a rubrica Vamos fazer pão?. Como tudo passa a correr. Que venha mais 6ªf destas, em que tornas a massa cada vez mais tua e partilhas essa sabedoria. Obrigada. beijinhos e um óptimo fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia,
      obrigada pela visita.
      Um grande beijinho.

      Eliminar