quinta-feira, 28 de junho de 2018

Hambúrguer de frango com curgete e maionese de queijo feta


Procuro que as refeições, cá em casa, sejam variadas. Durante a semana, os almoços são, de uma maneira geral, rápidos e quase sempre feitos com ingredientes já pré-preparados, como massa cozida, legumes assados, carne estufada, entre outras confecções que faço com antecedência.

Quem acompanha o Instagram do Cinco Quartos de Laranja já deve ter visto alguns dos meus almoços, sempre muito práticos. De vez em quando, partilho também os meus pequenos-almoços para irem tirando ideias e variando as vossas refeições.

Mas se as refeições da semana são sempre muito práticas, já ao fim-de-semana, procuro fazer pratos mais elaborados ou um pouco mais demorados. Num dos fins-de-semana que passaram, fiz para um dos nossos almoços, hambúrgueres de frango com curgete, que acompanhei com cebola caramelizada e maionese de queijo feta. Os hambúrgueres foram servidos nuns tentadores pães de açafrão. Tão bom!


Hambúrguer de frango com curgete e maionese de queijo feta

Ingredientes para 5 pessoas:
400 g de carne de frango picada
1 chalota picada
1 ramo de salsa picada
100 g de curgete
1 ovo
1 colher de café de alho em pó
55 g de pão ralado
Sal e pimenta-preta
5 pãezinhos com açafrão
Folhas de alface q.b.

Ingredientes para a cebola caramelizada:
2 cebolas
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinho do Porto

Ingredientes para a maionese de queijo feta:
150 g de maionese
75 g de queijo feta
1 colher de sopa de sumo de limão
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-branca


1. Numa taça misturar a carne picada com a chalota, a salsa, a curgete ralada e espremida para retirar o excesso de água, o ovo, o alho em pó, o pão ralado, sal e pimenta.

2. Moldar 5 hambúrgueres, se necessário com a ajuda de mais um pouco de pão ralado. Colocar os hambúrgueres num prato e levar ao frigorífico pelo menos 30 minutos.

3. Cortar as cebolas em meias luas finas para uma frigideira com o azeite. Levar ao lume e deixar que a cebola quebre. Adicionar o vinho do Porto e deixar cozinhar a cebola até estar caramelizada. Reservar.

4. Para preparar a maionese, colocar todos os ingredientes num copo e triturar com a varinha mágica. Reservar, no frigorífico, até à altura de servir.

5. Grelhar os hambúrgueres.

6. Abrir os pães de hambúrguer ao meio. Colocar uma folha de alface em cada um. De seguida, um hambúrguer grelhado, cebola caramelizada e maionese de queijo feta. Servir.

2 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Que belo hamburger! Há uns tempos fazia de frango com courgette e cenoura, mas há muito q não faço... Vou guardar esta receita ;) Bjinhos e obrigada!

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
experimenta esta receita. Fica mesmo muito bom.
Um beijinho.