Próximos Eventos
Porto 3 de Novembro de 2018
Sábado:
10h30 - 18h30      Master class Pão Artesanal com Massas-mãe

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Vamos fazer pão: Pãezinhos com açafrão


Os pães coloridos deixam-me sempre curiosa. Não me lembro da primeira vez que vi um pão verde, roxo, cor-de-rosa, castanho escuro ou amarelo ou, até mesmo, preto. Cresci a ver o pão sempre da mesma maneira. Quanto muito, havia fornadas em que o miolo ficava mais escuro, devido à farinha usada, para desgosto da minha mãe, para quem o pão bom, era e continua a ser, o de miolo claro, alvo. Houve uma altura, em Portugal, em que as farinhas eram más e o pão branco é que era associado a qualidade.

Associo os pães coloridos a hamburguerias. Há uns anos atrás, o chef Ljubomir Stanisic apresentou no Peixe em Lisboa, um hambúrguer de salmão servido em pão de tinta de choco. Na altura, confesso, que adorei. Pão preto, era o máximo!

Ir a um restaurante e ver os hambúrgueres servidos em pães coloridos fica muito interessante e visualmente apelativo. E podemos reproduzir esses pães bonitos, coloridos, em casa? Sim, podemos. Deixo-vos, hoje, a receita de pãezinhos amarelos, ou melhor, pães coloridos com açafrão-da-Índia. Vamos fazer pão?


Pãezinhos com açafrão

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo T65
20 g de açafrão-da-Índia
2 saquetas de 4,6 g de levedura seca (ou 25 g de levedura fresca)
25 g de leite em pó
30 g de açúcar
35 g de manteiga sem sal
8 g de sal fino
300 ml de água morna
Sementes de sésamo q.b. para polvilhar


1. Colocar a farinha com o açafrão numa taça. Adicionar a levedura, o leite em pó, o açúcar, a manteiga e o sal. Regar com a água morna e mexer.

2. Amassar durante 8 a 10 minutos, na bancada.

3. Formar uma bola com a massa. Colocar a massa na taça. Tapar com um pano e deixar levedar durante 45 minutos a 1 hora.

4. Dividir a massa em 9 bolinhas com aproximadamente 90g.

5. Colocar as bolinhas num tabuleiro forrado com uma folha anti-aderente ou polvilhado com farinha.

6. Pincelar cada bolinha com um pouco de água e de seguida polvilhar com as sementes. Tapar o tabuleiro e deixar levedar durante 30 minutos.

7. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante, aproximadamente, 20 minutos.

6 comentários :

  1. Adoro: pãezinhos amarelos :) Bjinhos e bom fds.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam tão bons.
      Um beijinho e bom fim-de-semana, Anjo-de-Mel.

      Eliminar
  2. Sou frequentador do seu blog há vários anos. No início de 2018 comecei a interessar-me pelo fabrico do pão em casa.As suas receitas e os seus conselhos foram importantes para em Março último ter feito o meu primeiro pão e desde aí não parei(já lá vão cerca de trinta).Já fiz o meu fermento natural e já usei pré-fermentos. A razão porque decidi escrever tem a ver com a cozedura do pão.Frequentemente o pão cozido fica seco e duro no dia seguinte, ainda que comestível,ou apresenta um aspecto como "borracha"; nunca fica fofinho como o das padarias. Onde estarei a errar, poderá dar algumas dicas?
    Cozo o pão em forno eléctrico, com ventilação, reduzindo em cerca de 20 graus a temperatura das receitas, segundo o fabricante do forno, em recipiente com ou sem tampa.

    Parabéns pelo seu trabalho.
    Obrigado,

    Álvaro Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Álvaro,
      coze o pão num tacho?
      Se cozer em tabuleiro, qual a temperatura que costuma colocar? E quanto tempo?
      Eu por exemplo não uso ventilação. Acho que me seca o pão. Experimente fazer só com calor na base. Depois diga-me como correu.

      Eliminar
    2. Isabel, agradeço a sua atenção e as sugestões.
      Cozo o pão em recipiente "pirex", com e sem tampa conforme as receitas.

      A temperatura é a das receitas, entre 200 e 230 graus.Vou experimentar cozer em calor estático ( sem ventilação) no fundo do forno ( não tenho a opção de calor só na base).
      Vou dando notícias.

      Álvaro

      Eliminar
    3. Álvaro,
      fico a aguardar notícias.

      Eliminar