terça-feira, 4 de dezembro de 2018

A minha nova horta com aromáticas


Adoro usar ervas aromáticas nos meus pratos. Quando vivia numa casa com quintal, era fácil ter ervas frescas sempre prontas a usar. O cheiro e o sabor das ervas acabadas de colher é fabuloso. Dão vida e sabor aos nossos pratos.

Desde que me mudei para um apartamento, sem varanda, confesso que passei a ter mais dificuldade em cultivar as minhas ervas aromáticas. No início, ainda tentei, mas acabei por desistir. Passei a comprar as aromáticas em molhinhos nos mercados e nos supermercados. Procurei também maneiras de as conservar, frescas, durante mais tempo, porque me custa comprar as ervas e, passados uns dias, ver que começam a murchar e a ficar sem graça. Também cheguei a adquiri-las em pequenos vasos. Quando as compro estão viçosas, mas quando as coloco na janela da cozinha para ir usando, a verdade, é que também não se aguentam durante muito tempo, com uma ou outra excepção. Também vos acontece o mesmo?

O ideal para mim, seria poder cultivar as ervas aromáticas, em casa, e ir usando-as frescas, ao meu critério. Mas a minha casa não tem condições de luz que permitam tê-las como eu gostaria. Nunca se desenvolvem como era suposto, por isso, deixei de tentar cultivá-las, da forma tradicional.

Quando queremos muito uma coisa, acabamos por andar à procura de soluções. Questionei-me muitas vezes sobre como é que poderia ter uma pequena horta, na minha casa. E um destes dias, a conversar com um amigo, eis que me surge a solução, as hortas urbanas Véritable.


São hortas inteligentes que nos permitem cultivar as nossas ervas aromáticas, flores comestíveis - como amores perfeitos ou flores de curgete, e legumes baby. Nem imaginam o meu entusiasmo, assim que vi uma.

Estas hortas têm um sistema de leds que se ajustam de forma automática. Ou seja, conseguem perceber as necessidades de luz das nossas plantas e fazer um ajuste de forma automática. Por isso, agora podemos ter uma horta em casa, mesmo que as condições de luz da nossa casa não sejam perfeitas. Isto é maravilhoso!

Para além da luz, as nossas plantas precisam de água. A Véritable tem um reservatório com capacidade para dois litros de água, o que dá para, aproximadamente, uma semana. Podemos ter quatro variedades de aromáticas, ao mesmo tempo, na nossa horta. As variedades são adquiridas em lingotes que vêm com a terra e as respectivas sementes. São recargas naturais prontas a usar, em que as sementes são biológicas, sem pesticidas. Para além disso, são também biodegradáveis. Muito prático, como podem ver:



Depois de colocadas as lingotes na Véritable, é esperar que a magia da vida aconteça. A variedade de sementes disponível é grande. Podemos escolher ter na nossa horta, nas ervas aromáticas, aquelas que usamos com mais frequência como a salsa, os coentros, a hortelã, o cebolinho, o manjericão ou o tomilho. Ou então, podemos optar por experimentar e semear o manjericão anão, o manjericão limão ou até o manjericão canela. Variedades de que nunca tinha ouvido falar e que me deixaram curiosa

E o mesmo acontece nos vegetais. Temos disponíveis lingotes com uma variedade de sementes de plantas que conhecemos como a beterraba, a alface, a mizuna, o agrião e outras, menos usuais, como a sanguisorba e as mostardas verde e vermelha. Nos mini legumes podemos optar pelo tomate cereja, pelos mini pimentos ou pelas malaguetas.

Podem adquirir estas hortas, online, na Cook & LifeStyle. Estão também disponíveis na Worten Marketplace e na Lisbon Cooking Academy. Para quem gosta de cozinhar e quer ter ervas aromáticas, este pode ser um excelente presente de Natal.

Agora já tenho a minha horta de ervas aromáticas!

2 comentários :

Trendy Lisbon disse...

Espetacular! Uso todas essas aromáticas diariamente, muitas em versão seca, mas questiono-me sempre sobre a quantidade de pesticidas que andaremos a consumir... Muitas destas ervas, como o manjericão e o cebolinho, já uso em versão bio :) mas esta ideia, para apartamento, é simplesmente perfeita.

Laranjinha disse...

Trendy Lisbon,
estou a adorar. É uma opção que recomendo a quem vive num apartamento como eu.
As ervas aromáticas nesta horta aguentam-se muito bem. Frescas. Têm cheiro.