quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Os workshops Natal com Parmalat, no Porto, foram assim ...


Das coisas boas da vida e das quais, a cada dia que passa, me sinto muito grata é poder cozinhar, em grupo, com pessoas diferentes. E foi isso que aconteceu no passado dia 8 de Dezembro, no Porto, onde decorreram dois workshops, um de manhã e outro à tarde, intitulados Natal com Parmalat.

Estes workshops são sempre muito especiais. Este ano, o desafio foi fazer receitas para a mesa de Natal usando algumas das natas da Parmalat, incluindo a nata com sabores do mar que chegou recentemente ao mercado e o seu béchamel isento de glúten.


As receitas foram iguais nos dois workshops. E o menu confeccionado começou com um paté de atum com sabores do mar que foi servido com tostas. As tostas foram feitas a partir de fatias finas de baguete, que antes de irem ao forno, foram regadas com um fio de azeite. Tão fáceis de fazer e resultam muito bem para acompanhar este tipo de entrada.

Ainda nas entradas, preparámos uma tarte bem recheada e muito saborosa onde juntámos pescada cozida, delícias do mar, miolo de camarão e a nata com sabores do mar Parmalat. O resultado agradou a todos os que provaram.


Nos pratos principais, preparámos um bacalhau à Brás com legumes gratinado. Este é um daqueles pratos que sempre que chega à mesa faz muitos sorrisos e no final, não sobra nada. É um verdadeiro sucesso. Aqui usámos o béchamel isento de glúten Parmalat.

Confeccionámos dois pratos de carne. Um perfumado caril de peru, onde usámos a nata com caril Parmalat. Uma nata que adoro e uso imensas vezes. Servimos o caril com um cuscuz de Natal, enriquecido com frutos secos, arandos e bagos de romã. O cuscuz é um excelente acompanhamento para pratos de caril. E para um dia de festa, penso que resulta muito bem em vez do tradicional arroz basmati cozido.


Um dos pratos que fez também muito sucesso neste workshop foi lombinhos de porco recheados com ameixas secas maceradas em vinho do Porto. A técnica de rechear o lombinho foi uma verdadeira surpresa para todos! Acompanhámos os lombinhos com um molho feito a partir de uma redução dos sucos da carne a que misturámos a nata com três pimentas Parmalat. Servimos a carne fatiada com batata-doce assada com azeite, sal e ervas de Provence. Um prato de festa cheio de sabor.

Para sobremesa preparámos uma musse de chocolate e uma musse de chocolate em camadas com bolacha digestiva triturada. Ambas as musses conquistaram os palatos. Usámos, na sobremesa, a nata para bater zero % lactose da Parmalat.


Para o brinde final, e porque nos dias de festa é habitual termos um licor na mesa, preparámos também um licor cremoso que nos aqueceu o corpo e alma. Perfeito para terminar uma refeição ou para acompanhar as conversas num dia frio em frente à lareira.

Cozinhar em grupo é sempre uma verdadeira festa. Conhecem-se novas pessoas. Trocam-se conhecimentos. Constroem-se memórias felizes.

A todos os que participaram nos workshops Natal com Parmalat, realizados no Porto, no WORK espaço criativo, o meu muito obrigada.

À Parmalat, um especial agradecimento por nos proporcionar estes momentos.

4 comentários :

Alexandrina disse...

Obrigada Isabel pela simpatia tão genuína e generosidade com que nos recebe sempre. Foi uma tarde bem passada e com receitas fantásticas facilitadas pelos excelentes produtos Parmalat. Já repliquei algumas em casa :) aproveito para desejar um Feliz Natal e que em 2019 nos voltemos a encontrar para novas aventuras culinárias. beijinho

Laranjinha disse...

Alexandrina,
muito obrigada pelo carinho.
Um grande beijinho.

paula andrade disse...

Obrigada Isabel pela partilha de saberes e pela manhã bem passada.
Após uma semana de trabalho , participar com a minha filha num programa a duas no seu workshop com boa disposição, aprendizagem e... bons sabores permitiu recarregar novas baterias.
Obrigada também, à Parmalat pelos fanásticos produtos.
Adorei conhece-la pessoalmente, pessoa maravilhosa e que sabe o que está a fazer e que o faz com paixão.
Experiência a repetir!!!

Laranjinha disse...

Paula,
muito obrigada pelo carinho das suas palavras.
Um grande beijinho.