sexta-feira, 19 de julho de 2019

Legumes estufados com lentilhas


Hoje, é dia de agradecer. Agradecer as oportunidades que as estrelas têm alinhado para a minha vida. Agradecer o facto de ter trabalho. Quando passamos a ser patrões de nós mesmos, muitas coisas boas acontecem. Mas, passamos também a lidar e a saber gerir os momentos de crise e as dificuldades, as angústias. Mas hoje, é dia de agradecer.

Agradecer ter saúde e uma família feliz, com as suas idiossincrasias, como todas as outras. Agradecer a todos vocês que me acompanham e que me dão força para continuar. As vossas mensagens e comentários são preciosos! Ajudam-me e impulsionam-me a melhorar.

Percebi, ontem, que os vídeos que fiz para o projecto Samsung Meal Prep - o primeiro é sobre preparações quando chegamos das compras com os frescos e o segundo, o tema são os pequenos-almoços - já têm mais de 100.000 visualizações, cada. Isso deixou-me de coração feliz. Por isso, hoje é dia de agradecer. Obrigada a todos vocês!



Nas últimas semanas, tenho publicado todas as segundas-feiras, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, as minhas pré-preparações para as refeições da semana. Numa das semanas, fiz legumes estufados com lentilhas. Apesar de comer carne e peixe, gosto também de fazer refeições sem proteína animal. Partilho a receita, hoje, convosco. Espero que gostem.


Legumes estufados com lentilhas

Ingredientes para 4 pessoas:
1 cebola
50 ml de azeite
1 folha de louro
3 dentes de alho
400 g de tomate pelado
450 ml de água
200 g de lentilhas castanhas
2 cenouras
1/2 pimento verde
1/2 pimento laranja
1/2 pimento vermelho
2 talos de aipo
1 curgete
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Num tacho, refogar a cebola picada com o azeite.

2. Adicionar a folha de louro, os dentes de alho picados e o tomate pelado picado.Deixar refogar um pouco.

3. Adicionar a água, as lentilhas, a cenoura, os pimentos e o aipo cortados em pequenos cubos. Temperar com sal e pimenta. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos.

4. Juntar a curgete cortada em cubos. Se necessário acrescentar mais um pouco de água. Tapar e deixar cozinhar mais cerca de 10 minutos.

Para esta receita não demolhei as lentilhas. Caso demolhem, acabam por cozer muito mais rapidamente.

6 comentários :

  1. Muitos Parabéns, Isabel! Bem q mereces, pela qualidade do teu trabalho e incansável empenho e dedicação a todos os projectos nos quais te envolves :) A ver se compro lentilhas p fazer esta receita ;) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada por mais esta partilha! Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Muitas vezes também gosto de fazer refeições leves e vegetarianas e está proposta é uma excelente sugestão. Em breve direi como correu. Bjs e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Biblioteca Escolar,
      obrigada. Espero que tenham gostado.

      Eliminar