sexta-feira, 19 de julho de 2019

Legumes estufados com lentilhas


Hoje, é dia de agradecer. Agradecer as oportunidades que as estrelas têm alinhado para a minha vida. Agradecer o facto de ter trabalho. Quando passamos a ser patrões de nós mesmos, muitas coisas boas acontecem. Mas, passamos também a lidar e a saber gerir os momentos de crise e as dificuldades, as angústias. Mas hoje, é dia de agradecer.

Agradecer ter saúde e uma família feliz, com as suas idiossincrasias, como todas as outras. Agradecer a todos vocês que me acompanham e que me dão força para continuar. As vossas mensagens e comentários são preciosos! Ajudam-me e impulsionam-me a melhorar.

Percebi, ontem, que os vídeos que fiz para o projecto Samsung Meal Prep - o primeiro é sobre preparações quando chegamos das compras com os frescos e o segundo, o tema são os pequenos-almoços - já têm mais de 100.000 visualizações, cada. Isso deixou-me de coração feliz. Por isso, hoje é dia de agradecer. Obrigada a todos vocês!



Nas últimas semanas, tenho publicado todas as segundas-feiras, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, as minhas pré-preparações para as refeições da semana. Numa das semanas, fiz legumes estufados com lentilhas. Apesar de comer carne e peixe, gosto também de fazer refeições sem proteína animal. Partilho a receita, hoje, convosco. Espero que gostem.


Legumes estufados com lentilhas

Ingredientes para 4 pessoas:
1 cebola
50 ml de azeite
1 folha de louro
3 dentes de alho
400 g de tomate pelado
450 ml de água
200 g de lentilhas castanhas
2 cenouras
1/2 pimento verde
1/2 pimento laranja
1/2 pimento vermelho
2 talos de aipo
1 curgete
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Num tacho, refogar a cebola picada com o azeite.

2. Adicionar a folha de louro, os dentes de alho picados e o tomate pelado picado.Deixar refogar um pouco.

3. Adicionar a água, as lentilhas, a cenoura, os pimentos e o aipo cortados em pequenos cubos. Temperar com sal e pimenta. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos.

4. Juntar a curgete cortada em cubos. Se necessário acrescentar mais um pouco de água. Tapar e deixar cozinhar mais cerca de 10 minutos.

Para esta receita não demolhei as lentilhas. Caso demolhem, acabam por cozer muito mais rapidamente.

6 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Muitos Parabéns, Isabel! Bem q mereces, pela qualidade do teu trabalho e incansável empenho e dedicação a todos os projectos nos quais te envolves :) A ver se compro lentilhas p fazer esta receita ;) Bjinhos e bom fds!

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
muito obrigada.
Um grande beijinho.

Isabel Lopes disse...

Muito obrigada por mais esta partilha! Bom fim de semana!

Laranjinha disse...

Isabel,
obrigada.
Um beijinho.

Maria João Félix disse...

Muitas vezes também gosto de fazer refeições leves e vegetarianas e está proposta é uma excelente sugestão. Em breve direi como correu. Bjs e obrigada

Laranjinha disse...

Biblioteca Escolar,
obrigada. Espero que tenham gostado.