Próximos Eventos
Lisboa 23 de Novembro de 2019
Sábado:
10h00 - 13h30      Workshop Salgadinhos para Dias de Festa
 
 
15h00 - 19h00      Workshop Vamos Fazer Pão?
Inscrições/Vouchers: escola@istofaz-se.pt   218 078 640 IstoFaz-se

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Creme de abacate com curgete


O tempo mudou. O frio, a pouco e pouco, já se faz notar. Nesta altura do ano, mudamos o guarda-roupa, procuramos o agasalho de roupas mais quentes. Preparamos a lareira.

Como o Outono, também a nossa alimentação, muda. E vivemos numa época em que temos uma grande variedade de produtos à nossa disposição. Hoje em dia, podemos escolher entre uma maior oferta de gorduras para cozinhar ou temperar. Cada gordura tem usos e características diferentes. Há umas que são boas para consumir a frio, há outras que podem ser usadas para cozinhar, e outras ainda que são óptimas para fritar, porque aguentam temperaturas altas. Para certos pratos ou preparações, a escolha da gordura, pode estar associada ao sabor ou à sua ausência. Por vezes, queremos usar uma gordura neutra.

O Outono é a época do ano que pede comida de conforto, feita no forno, ou na panela. O Outono remete-nos para o conforto da nossa casa, junto à lareira, com uma mantinha no sofá. Conforto e comida, fazem-me lembrar os momentos passados à mesa, em família, depois de um dia de trabalho, em que as refeições se iniciam sempre com uma sopa. Um prato de sopa a fumegar num dia frio, é tão reconfortante! Ajuda-nos a repor energias.

Para experimentar o novo óleo de abacate da Fula, decidi preparar uma sopa cremosa. Juntei curgete - legume que tanto adoro - e abacate. O resultado é uma combinação especial, improvável, mas que resulta tão bem! Sopa é comida de Outono!


Creme de abacate com curgete

Ingredientes para 6 pessoas:
30 ml de óleo de abacate virgem Fula
1 cebola
2 dentes de alho
3 curgetes
750 ml de caldo de galinha (ou de legumes)
2 abacates pequenos maduros
Amêndoa laminada tostada q.b. para servir
Pimenta-de-caiena q.b.


1. Levar o óleo de abacate numa panela ao lume. Adicionar a cebola picada e deixar cozinhar um pouco. Juntar os dentes de alho picados.

2. Adicionar as curgetes cortadas em pedaços com a casca. Regar com o caldo de galinha.

3. Quando a curgete estiver cozinhada, adicionar os abacates, descascados. Deixar ferver cerca de um minuto.

4. Triturar a sopa com a varinha mágica. Se necessário rectificar a consistência da sopa, acrescentando mais um pouco de caldo.

5. Servir com amêndoa laminada tostada e uma pitada de pimenta-de-caiena.


Ao servirem podem também regar o creme com um fio de óleo de abacate.

Sem comentários :

Enviar um comentário