quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Chicharada de coelho

A iniciativa Alvaiázere Sabe Bem continua. Caso, visitem algum dos estabelecimentos aderentes, ainda podem fazer a vossa votação. Participem!

Nos finais de Novembro, estive em Alvaiázere, onde fui muito bem recebida. O carinho das pessoas, a simpatia, a disponibilidade de todos, deixaram-me de coração cheio e com vontade de voltar, para além de ser uma terra onde se cozinha muito bem. Entre os diversos motivos de atracção da região, destaca-se o baloiço, colocado segundo Miguel Torga, no "miradouro mais vasto de Portugal" e que tive a oportunidade de visitar. A vista é magnífica.

Os chícharos são um dos produtos pela qual a região é conhecida, mas destaca-se, também, na produção de azeite - encontramos na zona oliveiras milenares, produção de mel, de ervas aromáticas associadas à serra e de vinho.

Na visita que fiz a Alvaiázere, fui tomando notas de algumas receitas que quero partilhar convosco. Uma delas, é esta chicharada de coelho. A chicharada, palavra que deveria constar no dicionário de língua portuguesa, é uma feijoada mas feita com chícharos. Espero que gostem!

Chicharada de coelho

Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de carne de coelho
3 dentes de alho
1 folha de louro
200 ml de vinho branco
100 ml de azeite
1 cebola
1 ramo de tomilho
400 ml de tomate pelado
1/2 chouriço de carne
1/2 farinheira
1/2 chouriço de sangue
1/2 couve lombardo
60 ml de caldo de legumes (ou água)
800 g de chícharos cozidos
1 pitada de piripiri em pó
Sal e pimenta-preta q.b.


1. De véspera, colocar a carne de coelho partida em pedaços numa taça. Temperar com uma pitada de sal e pimenta. Adicionar os dentes de alho picados e a folha de louro. Mexer. Tapar e guardar no frigorífico.

2. Levar um tacho ao lume com o azeite. Assim que estiver quente, colocar os pedaços de coelho, bem escorridos, e deixar alourar.

3. Juntar a cebola picada, as cenouras cortadas às rodelas e o tomate pelado. Mexer. Tapar e deixar cozinhar cerca de 15 minutos, em lume baixo.

4. Adicionar a farinheira sem a pele, cortada em pedaços e os restantes enchidos cortados às rodelas.

5. Juntar o ramo de tomilho, uma pitada de piripiri, a couve cortada grosseiramente e o caldo de legumes. Mexer. Tapar o tacho e deixar cozinhar cerca de 10 minutos.

6. Juntar os chícharos e deixar cozinhar cerca de 5 minutos, para apurar. Se necessário, rectificar temperos.

1 comentário :

" R y k @ r d o " disse...

Maravilhoso aspeto. Deixou-me a salivar.
.
Um dia feliz
Abraço