quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Água aromatizada com framboesas, mirtilos e manjericão

Nesta altura do ano, em que os dias são mais quentes, beber água torna-se imperativo. De uma maneira geral, beber água é importante para a nossa saúde, faz bem ao nosso corpo. Segundo o livro A Dieta da Água, a água desempenha cinco funções essenciais em prol do nosso equilíbrio:

« 1. A água ajuda as funções celulares. A água é como um sistema de rega; facilita a entrada e saída de nutrientes (...).
2. A água ajuda a controlar a temperatura. Quando a temperatura do nosso corpo sobe produzimos suor para a baixar.
3. A água elimina impurezas através da urina e do suor, claro, mas também ajuda o nosso corpo a livrar-se de resíduos sólidos.
4. A água é um excelente lubrificante. Ajuda a absorver o choque; actua como lubrificante nas nossas articulações e tecidos; protege os nossos órgãos; sustenta o nosso cérebro no crânio, lubrifica os nossos olhos, nariz, boca, facilitando a ingestão de comida, a respiração e o choro.
5. A água é essencial para as reacções químicas e metabólicas do nosso corpo. A água participa na decomposição química daquilo que comemos em proteínas, lípidos e hidratos de carbono. Basicamente, ajuda-nos a decompor e a obter aquilo de que necessitamos, para transformar a comida em energia, e a eliminar o que não é necessário. »


Este ano, tenho partilhado convosco algumas sugestões de modo a bebermos mais água. Expliquei-vos, como podem calcular a água a ingerir de acordo com o vosso peso, isto para terem uma noção. Quando me comecei a preocupar com as questões da hidratação foi algo que quis saber ou, pelo menos, ter uma referência.

Um indicador imediato da nossa hidratação, é a cor da nossa urina. Por ela podemos perceber se temos que beber mais ou menos água.

Para quem procura beber mais água, deixo-vos, hoje, a receita de uma água aromatizada. Nesta altura, sabe tão bem! Beber água com sabor, torna-se mais fácil.

Água aromatizada com framboesas, mirtilos e manjericão

Ingredientes:
1 litro de água fria
85 g de framboesas
40 g de mirtilos
6 morangos
2 a 3 hastes de manjericão


1. Colocar as framboesas num jarro, ligeiramente esmagadas. Adicionar os restantes ingredientes.

2. Guardar no frigorífico cerca de 1 hora antes de servir.

2 comentários :

" R y k @ r d o " disse...

Acredito que, fresquinha, seja uma maravilha.
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Anjo-de-Mel disse...

Bela sugestão :) Hei de fazer nestes dias de maior calor. Bjinhos!