terça-feira, 24 de agosto de 2021

Molho de tomate com manjericão

Quando temos frutas ou legumes em abundância, o nosso primeiro pensamento é sobre como os podemos conservar para consumir mais tarde. Fazemos doces e compotas, congelamos ou, no caso do tomate, procuro fazer, todos os anos, passata e molho de tomate.

Este ano, não tenho uma horta com tomate. Essa era uma tarefa feita pela minha mãe, mas este ano é diferente. Quem sabe se para o ano! A minha sorte é que tenho uma tia, com uma horta e que me fez chegar nesta altura do ano, tomate. Muito tomate, para que possa continuar a dar destino ao tomate da horta. Devemos estar sempre gratos a quem olha por nós!

Há muitas maneiras de fazermos molho de tomate. Deixo-vos, hoje, a receita do molho de tomate deste ano.


Molho de tomate com manjericão

Ingredientes:
5 kg de tomate maduro
50 ml de azeite
1 cebola grande
5 dentes de alho
1 colher de chá de manjericão seco
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Aquecer uma panela de água.

2. Cortar um x na base de cada um dos tomates.

3. Regar o tomate com a água a ferver. Assim que pele se começar a querer soltar, escorrer e passá-los por água fria.

4. A partir do corte em x, puxar e retirar a pele ao tomate.  Limpá-lo de sementes.

5. Levar uma panela ao lume com o azeite. Adicionar a cebola picada. Deixar frigir um pouco e adicionar os dentes de alho picados e o manjericão.

6. Assim que a cebola estiver macia adicionar o tomate picado grosseiramente. Caso queiram que fique em puré, passem-no pelo passe-vite.

7. Temperar com sal e pimenta. Deixar cozinhar em lume médio até começar a ferver e depois deixar apurar em lume brando. Ir mexendo de vez em quando.

8. O molho deverá ficar encorpado. Deixo reduzir até quase metade do volume inicial. O tempo de cozimento poderá variar. Antes de retirar, provar e se necessário rectificar os temperos. Se quiserem, adicionem um ramo de manjericão fresco e deixem cozinhar mais dois minutos.

9. Depois de arrefecer, dividir em porções e congelar.

Para ocupar menos espaço no congelador, coloco o molho de tomate em sacos de congelação.

2 comentários :