terça-feira, 14 de setembro de 2021

10 dicas para o regresso ao trabalho depois das férias

Durante as férias, as preocupações são menores, as rotinas alteram-se e tornam-se menos rígidas, libertamo-nos do peso dos horários e das obrigações. É tempo de descansar, de passear, de estar com a família ou com os amigos, de jantares até tarde, no fundo, de fazermos aquilo que não conseguimos fazer ao longo do ano. Por isso, o regresso ao trabalho nem sempre é fácil para muitos de nós.

Para que a readaptação à rotina seja feita da melhor forma, há algumas dicas que procuro colocar em prática. Por exemplo:

1. Quando vou de viagem, gosto de regressar a casa um ou dois dias antes de recomeçar a trabalhar. Estes dias permitem-me reorganizar-me, sem pressas, sem correrias. Dão-me tempo.

Antes de regressar ao trabalho gosto de:

2. Lavar e organizar as roupas das férias. Há roupas que só volto a usar no ano seguinte;

3. Abastecer o frigorífico, a despensa e congelador, fazendo previamente a lista de compras. Antes de ir de férias procuro dar destino ao que tenho. Quando regresso é tempo de ir às compras.

4. Planear as refeições da semana. O planeamento facilita-nos tanto a vida. É uma forma de ganharmos tempo.

5. Lavar e cortar alguns legumes e frutas para que fiquem prontos a usar ou a consumir. Antes de ir de férias gosto de deixar o frigorífico limpo. No dia-a-dia, procuro ter, por exemplo, uvas lavadas prontas a consumir, gosto de ter, também, as folhas verdes das saladas lavadas, prontas a usar.

6. Fazer algumas pré-preparações que me facilitem a vida no dia-a-dia como demolhar bacalhau para congelar, cozer e congelar leguminosas, fazer molho de tomate. Divido em doses e congelo. Uso em pratos cozinhados e até em saladas. Tornam-se muito práticas até para os dias em que não sabemos o que preparar. Costumo guardar também a água de cozedura das leguminosas.

7. Fazer a base das sopas da semana, guisar ou assar carne, assar batata-doce, entre outras coisas que me permitam colocar as refeições na mesa sem stress;

8. Pensar nos pequenos-almoços e lanches da semana. Pocuro ter fruta, queijos mini, gelatinas, ovos cozidos, granola, pudim de chia, pão e tostas.

9. Voltar a estabelecer rotinas. Rever a to do list. Sabem que adoro listas. Faço listas sobre o que fazer, do que quero ler, do que quero cozinhar, do que pretendo arrumar, etc;

10. Traçar objetivos. Setembro assemelha-se a Janeiro, é tempo de recomeços!

Gostaram das dicas? Que outras sugestões têm para quem vai regressar ao trabalho, depois das férias?

2 comentários :

- R y k @ r d o - disse...

Que as ideias regressem totalmente revigoradas...
.
Votos de uma feliz semana.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Laranjinha disse...

Obrigada, Ryk@rdo.