quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

As minhas 10 receitas preferidas de 2021

As receitas que partilho no Cinco Quartos de Laranja reflectem o que se come em minha casa, os meus gostos, as minhas opções. Procuro variar o que vamos comendo e procuro incluir muitos legumes nos meus pratos. Ao longos dos anos, tenho partilhado muitas receitas. Há, sempre, umas que gostamos mais por um ou outro motivo. Como Janeiro, ainda é um mês de balanço, deixo-vos uma selecção das receitas que mais gostei publicadas no ano que passou.

As minhas 10 receitas preferidas de 2021 são:
- Frango com manjericão à tailandesa - Um dos meus objectivos do ano que passou era aprender e confeccionar pratos de outras cozinhas. Felizmente, consegui realizar este objectivo. 2021 foi o ano em que tive a possibilidade de aprender um pouco sobre a cultura e cozinha tailandesas. Fiz uma viagem por vários restaurantes tailandeses em Lisboa e tive a possibilidade de ser recebida na residência oficial da senhora embaixadora da Tailândia, em Portugal. Entre os vários pratos que experimentei e tive a oportunidade de aprender, destaco o frango com manjericão. Um prato delicioso. Uma mistura de sabores incrível.

- Pão rápido de iogurte - De há uns anos para cá, que faço e partilho muitas receitas de pão. Mas a verdade, é que, no dia-a-dia, nem sempre temos tempo para amassar, deixar a massa a levedar e cozer o pão. Nestas alturas, queremos uma receita de pão rápida, que nos facilite a vida e que nos permita partilhar com a família um pão saboroso e fácil. Para quem procura esta opção, recomendo-vos fazer o pão rápido de iogurte. Cá em casa, é servido muitas vezes nos pequenos-almoços de Domingo, mas também é perfeito para servir com hamburgueres ou para fazer sandes. Foi uma receita que fiz pela primeira vez o ano passado.

- Perna de borrego assada no forno com alho e alecrim - Há ingredientes que me fazem lembrar momentos em família. Um desses ingredientes é a carne de borrego. Durante muitos anos o borrego assado no forno foi o prato escolhido para servir no Domingo de Páscoa, ou em muitas outras ocasiões de festa. No Verão havia borrego na grelha. No Outono, borrego guisado. A Páscoa do ano passado foi diferente. Mas na mesa, houve borrego. No final, o que conta são os momentos bons à mesa e a comida é também uma forma de lembrar aqueles que já partiram.

- Granola na frigideira - A granola faz parte dos meus pequenos-almoços e de muitos dos meus lanches. É daqueles ingredientes que procuro ter em casa. Costumo fazer no forno, mas esta receita na frigideira fica muito boa. Aconselho-vos a experimentar. Podem ver também a preparação desta receita na rubrica Em Directo da Minha Cozinha.

- Gaspacho com granola e queijo feta - Durante anos não apreciei gaspacho. Não sei, talvez porque adoro o conforto de uma sopa quente. Mas, lembro-me de há uns anos ter feito uma viagem por Cordova e Sevilha. Nos menus, havia muitas vezes gaspacho e como o calor era tanto, que decidi pedir. Hoje, quando vejo gaspacho nos menus dos restaurantes, peço logo e, claro, passei a fazer em casa. No Verão, há sempre uma receita de gaspacho.

- Geleia de marmelo - Esta, é, uma daquelas receitas que faço, quase, todos os anos. Para aproveitar os marmelos do quintal em Santarém, costumo fazer marmelada. Adoro marmelada! Faço para mim e para oferecer à família, aos amigos, aos vizinhos. Com as cascas e os caroços, também costumo fazer geleia. Finalmente, partilhei convosco a receita. Aproveito para vos dizer que por vezes, congelo as cascas e os caroços e depois faço a geleia, mais próximo da altura em que a quero oferecer, como por exemplo no Natal.

- Roupa velha de bacalhau - Mais um clássico que faz parte das receitas, cá de casa. Roupa velha, adoro! O ano passado, finalmente, consegui partilhar a receita convosco. Esta é daquelas receitas que faço sempre que tenho legumes e bacalhau. Não é só uma receita de aproveitamento das sobras da Consoada.

- Pudim de leite de coco - Uma sobremesa tão simples e tão boa. Faz-se num instante. Um dos doces que adorei fazer no ano que passou.

- Entrecosto assado no forno com massa de pimentão - Cá em casa, esta é daquelas receitas clássicas. Adoramos. Costumo até assar o entrecosto no tabuleiro do forno, em fez de ser numa travessa, quando faço mais quantidade. Por vezes, em vez da cerveja uso o vinho branco. É sempre um sucesso.

- Tábua de picanha com legumes grelhados - Já há muito que queria fazer picanha, cá em casa. O ano passado experimentámos e ficamos fãs. Vale a pena, para partilhar com a família, numa refeição descontraída. Para além disso, o ano passado foi também um ano que partilhei, convosco, muitas tábuas de queijos e enchidos. Tornam-se tão práticas!

1 comentário :

" R y k @ r d o " disse...

Deliciosas. O meu elogio.
Cumprimentos poéticos