quinta-feira, 26 de maio de 2022

Salmão no forno com mostarda e mel

Como faço as minhas compras? Que valores orientam as minhas idas às compras? Compro sempre biológico? Só de produtores locais? Ou procuro um equilíbrio entre a idealidade e a realidade?

A minha filosofia é muito simples, procuro comprar os melhores ingredientes, sempre que posso. Hoje em dia, já encontramos uma grande variedade de produtos biológicos nos supermercados, há cada vez mais preocupação em sabermos a origem do que comemos. Mas as escolhas, para além de pessoais são sempre também económicas e políticas.

Se pudesse, gostava de comer sempre legumes e frutas biológicas. Adorava que o peixe que coloco na minha mesa fosse sempre selvagem, de mar. Que a carne fosse de animais felizes criados ao ar livre com pasto. Mas a verdade, é que não consigo. O orçamento, nem sempre o permite. Por isso, procuro um equilíbrio entre o que gostaria e o que efectivamente posso. Felizmente tenho a sorte de a minha família ter uma pequena horta. Em casa, procuro ter vasos com ervas aromáticas e as compras que faço, são umas vezes mais económicas do que outras.

Uma das minhas estratégias, tendo em conta as questões económicas é, quando compro salmão opto pelo salmão inteiro. Peço na peixaria para o filetarem e ainda trago a cabeça e a espinha. Em casa, corto os filetes em tranches e congelo em doses. A cabeça e a espinha, cozo e retiro-lhe toda a carne que consigo. E digo-vos, que cá em casa, por vezes, dá para fazer um brás de salmão com o que aproveito.

O salmão é um peixe muito versátil, com poucas espinhas e que se cozinha rapidamente. É daqueles ingredientes que gosto de ter em casa, no congelador. Uma das últimas receitas que fiz foi salmão assado no forno, marinado com mostarda e mel. Que bom que ficou!

Salmão no forno com mostarda e mel

Ingredientes para 4 pessoas:
4 tranches de salmão
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de sementes de mostarda
½ colher de sopa de alho em pó
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Numa taça, misturar o azeite com a mostarda, o mel, as sementes de mostarda, o alho em pó, sal e pimenta.

2. Barrar o salmão com a mistura, numa travessa de forno. Deixar a marinar durante cerca de 30 minutos.

3. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos.

4 comentários :

- R y k @ r d o - disse...

Bom dia:- O aspeto é delicioso. Imagino o resto
.
Saudações cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Laranjinha disse...

Olá Ryk@rdo,
Obrigada.

Bella disse...

Confesso que sou como os italianos... gosto do peixe simples sem grandes preparos. Mas esta é uma receita a experimentar :) Bjs

Anónimo disse...

Foi i meu almoço hoje e está super aprovado 😋