sexta-feira, 22 de julho de 2022

Picles rápidos de beterraba

Num destes Domingos, quando fui à feira, trouxe beterrabas amarelas ou douradas. Nos supermercados e, de uma maneira geral, as beterrabas que encontramos são as vermelhas. Existe também beterraba branca e beterrabas listradas ( Chioggia ). Para quem gosta de comida colorida como eu, poderá perceber o meu entusiasmo, sempre que encontro algum alimento com uma cor fora do habitual.

Este ano, decidi fazer picles de frigorífico, para preservar e, ir dando destino a alguns legumes que trago da horta ou que me chegam cá a casa. O destino das beterrabas, que trouxe da feira, foi este.

Os picles de frigorífico são muito fáceis de fazer. Precisamos de vinagre, água, açúcar para equilibrar o sabor, algumas ervas e/ou especiarias para aromatizar. E podemos fazer picles do que quisermos.

Comecei por fazer picles de cebola roxa, depois fiz de couve-roxa e, agora, deixo-vos a receita dos picles de beterraba amarela. Espero que gostem e que se aventurem nesta deliciosa viagem de fazerem picles em casa.

Picles rápidos de beterraba

Ingredientes:
3 beterrabas amarelas (aproximadamente 450 g)
240 ml de vinagre (usei vinagre de maçã)
240 ml de água
2 colheres de chá de sal
40 g de açúcar
1 dente de alho
1 folha de louro
1 colher de chá de pimenta-preta


1. Cozer a beterraba. Descascar e cortar em fatias.

2. Colocar as fatias de beterraba num frasco. Acrescentar o dente de alho, a folha de louro e a pimenta.

3. Levar ao lume um tacho com o vinagre, a água, o sal e o açúcar. Deixar ferver até o açúcar o sal se terem dissolvido.

4. Regar as beterrabas com a mistura de vinagre. As beterrabas deverão ficar cobertas.

5. Fechar o frasco. Deixar arrefecer uma a duas horas à temperatura ambiente e depois guardar no frigorífico.

6. Passadas 24 horas, os picles estão prontos a serem consumidos. Estes picles aguentam-se no frigorífico cerca de 6 semanas.

2 comentários :