segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Sopa de cação

Tenho estado um pouco constipada e decidi este fim-de-semana ficar em casa. Os dias têm estado frios e a chuva não tem parado, o que não convida a saídas, nem mesmo aos meus pequenos passeios pela zona da Graça, Portas do Sol e baixa da cidade, que tanto gosto de fazer.

No sábado fiz a minha visita semanal à praça, mas muito breve, porque tinha mesmo que ser. Faltavam cá em casa, dois ou três ingredientes que tenho que ter sempre na minha cozinha e prefiro comprá-los na praça do que no supermercado. Mas como sempre acabo por comprar mais uma ou outra coisa e dentro do saco veio também, para além dessas outras coisas, as indispensáveis ervas, salsa e coentros.

Para o almoço resolvi fazer uma sopa de cação que aprendi com a minha mãe, que por sua vez aprendeu com uma amiga. Coloco aqui a sua explicação.

Numa panela colocar 1 ou 2 tomates bem maduros picados, conforme se queremos mais ou menos cor na sopa, 1 cenoura às rodelas, 1 cebola picada, 3 dentes de alho, e se gostarem podem acrecentar uma courgete sem casca aos pedaços. Temperar com sal, pimenta branca, azeite e vinho branco. Levar ao lume e deixar refogar.

Triturar o refogado. Acrescentar água para fazer a sopa. Quando ferver adicionar massa cotovelinhos. Quando a massa estiver quase cozida, acrescentar o cação cortado aos pedaços.

Servir a sopa com uma mão cheia de coentros picados.

Esta sopa serviu de refeição. Acompanhei esta sopinha com fatias de pão de milho.

4 comentários :

  1. Adoro sopa de cação!
    A melhor que já provei era feita por uma colega alentejana com quem trabalhei há quase 20 anos.
    Acho que vou tentar esta tua bela receita...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Sopa de cação lembra-me a minha infância embora a minha avó que era de Serpa a fizesse de outra forma...gostei muito da tua ...beijinho

    ResponderEliminar
  3. Espero que fiques melhor em breve! As sopas caem sempre bem neste tempo gelado :)

    ResponderEliminar