
Foi o bolo que levou as velas de aniversário do meu pai, em Janeiro. Ficou uma delícia e a massa folhada torna-o diferente. Para quem não sabe como se faz, até parece mais complicado de confeccionar do que na realidade é.

6 ovos
o peso dos ovos de açúcar
metade do peso dos ovos de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 placa de massa folhada (usei uma embalagem de massa folhada fresca)
Doce de ovos
1. Levar a massa folhada a cozer ao forno pré-aquecido.
2. Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado.
3. Bater as claras em castelo.
4. Envolver as claras no preparado anterior alternadamente com a farinha e o fermento em pó.
5. Levar ao forno a cozer num tabuleiro untado e polvilhado com farinha.
6. Depois do bolo cozido e frio, cortá-lo longitudinalmente em dois. Colocar uma parte no prato onde irá ser servido e barrar com doce de ovos e colocar massa folhada partida, voltar a barrar. Repetir esta operação até ter terminado as camadas do bolo.
7. Barrar o bolo com doce de ovos e enfeitar a gosto. Eu usei fios de ovos e framboesas.

Que maravilha o seu bolo até se mete com a gente adorei um beijo. Natércia...
ResponderEliminarQue lindo bolo! E tem razão ao dizer que não é difícil. Posso dar uma sugestão? É a pensar em quem não gosta de perder tempo e ter muito trabalho.Sempre que fizer um bolo tipo "Pão de Ló", bata os ovos inteiros com o açúcar até ficarem cremosos e esbranquiçados.Não precisa de fermento e não suja tanta loiça. Outra dica é forrar a forma com papel vegetal Glad. Não precisa de barrar com manteiga e nunca suja a forma. É que eu sou muito preguiçosa mesmo (hi,hi,hi). Peço desculpa pela ousadia. Parabéns pelo seu blog e pelas magníficas receitas que apresenta.Bjs.
ResponderEliminarSimples, delicioso, lindo. Perfeito! Parabéns!
ResponderEliminarBeijinhos,
Uma excelente ideia para um bolo de festa.
ResponderEliminarEm que formato fez? redondo ou rectangular?
Beijocas
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEstou sempre a procura de receitas de bolo para acompanhar o meu cafezinho. Este parece uma delícia.
ResponderEliminarÉ uma maravilha este bolinho!
ResponderEliminarE ... tá lindo!
HUMMMMMMM ... daqui a pouco o meu caderninho dos bolos está "invadido" pelas suas maravilhosas receitas de bolo!
ResponderEliminarAmei este bolo,está demais...beijinhos doces
ResponderEliminarHummmmmm!!!!! Laranjinha que bolo lindo e simples...Adorei!
ResponderEliminarNão era de esperar outra coisa dessas mãositas (ih,ih,ih)
bjocas...janeca!
Bemmm este bolo é de ficar com água na boca!
ResponderEliminaroii
ResponderEliminarme responde uma coisa? Tu sabe se aquele livro lá embaixo sobre comida e civilização saiu no Brasil??
Muito lindo,eu adoro bolo folhado!
ResponderEliminarbjs.
Marizé
ResponderEliminarusei uma forma rectangular. Um tabuleiro.
Bia
não sei se o livro Comida e Civilização foi publicado no Brasil.
tb já fiz este bolinho é divinal.o teu está lindo ....bjokitas
ResponderEliminarHumm... está com uma cara ótima! Que tentação, hein? =D
ResponderEliminarHá pessoas tão prefeccionistas e com tão mau gosto, que anónimamente vêm "marcar" os erros de quem com tão boa vontade, partilha as suas receitas e também um pouco do seu coração. Espero que as queridas "Bligueiras" não desanimem com estas "bocas foleiras"! Continuem que o importante é a transmissão da mensagem e essa, é muito boa, a avaliar pelo n° de comentários. Parabéns pelo seu Blog e continue !
ResponderEliminarBombom
Ah! E desculpem os meus erros porque já sou velhota e as letras do computador, às vezes embaralham-se-me!!!Bombom
ResponderEliminarDeve ser delicioso
ResponderEliminarBeijinhos
está lindo... aceitas encomendas? podias fazer o bolo do meu aniversário....
ResponderEliminarEste parece uma delicia! doce de ovos e fios de ovos, maravilha! e esta muito bonito,parabens!
ResponderEliminarFicou muito bonito, uma verdadeira tentação!
ResponderEliminarBjs