quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mousse de chocolate

Na semana passada li, por mero acaso, um jornal de distribuição gratuita em que toda a edição era dedicada à felicidade. A questão desenvolvida era: - afinal, o que nos faz felizes? Nessa edição, perguntaram também a alguns chefes da nossa praça sobre que alimentos trarão a felicidade, e as respostas foram variadas, desde chocolate, pão quente, pezinhos de porco, até à satisfação pessoal que se sente quando alguém aprecia o que se cozinhou.

Fiquei a pensar sobre o que li e questionei-me sobre que alimentos me trazem a mim, momentos de felicidade? Gosto de pão quente acabadinho de fazer, do cheirinho a café, de uma sopa reconfortante, de um bom bife, de pratos de arroz, de peixe fresco grelhado, mas o chocolate é sem dúvida um dos meus favoritos. A partir desse dia, meti na cabeça que a próxima sobremesa a confeccionar seria uma mousse de chocolate.



Ingredientes
200 g de chocolate
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
50 g de manteiga (usei sem sal)

1. Misturar muito bem a manteiga e o açúcar, para que não se note o granulado do açúcar.

2. Misturar uma a uma as seis gemas, continuando sempre a bater. Quando obtiver um creme esbranquiçado, adicionar o chocolate , previamente derretido em banho maria.

3. Depois de tudo bem misturado, envolver as claras batidas em castelo a pouco e pouco.

4. Levar ao frigorífico umas horas antes de servir.

E vocês, caros leitores, entre pratos e sabores o que vos faz serem felizes?

P.S. Receita dos chocolates Pantagruel.

12 comentários :

  1. Hummmm muito parecida com a minha :)
    Eu gosto do sabor da fruta fresca...

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto das massas, dos queijos, das frutas tropicais, do pão quente com manteiga e de algum chocolate :) Esta mousse já ia!

    ResponderEliminar
  3. Olha esta também :( Eu já disse à Isabel que é a sobremesa mais, mais para mim. Agora vejo esta. Voces querem a minha desgraça.
    Também gosto do cheiro do café (até mais do que o sabor) o pão quente (cheiro e sabor), chocolate, queijo, grelhados, enfim, o que não gosto? Acho que só fígado Béh! Bjs e bfs

    ResponderEliminar
  4. que linda amiga,ficou perfeita,jinhossss

    ResponderEliminar
  5. Como é que era mesmo o nome daquele livro da Maria de Lurdes Modesto?...Cada cabeça cada Receita?...ou fui eu que inventei?As receitas de mousse so parecidas nos ingredientes, mas cada uma diferente da outra.A que faço cá em casa leva a manteiga a derreter com o chocolate e o açúcar é batido com as gemas.Mas vai tudo dar ao mesmo e é uma delícia!
    Então há coisa melhor que um bom chocolate? E um Bombom com um café bem cheio e perfumado...
    Bom fim de semana. Bjs.Bombom

    ResponderEliminar
  6. A mousse de chocolate é, para mim, uma receita simples e perfeita. É mesmo uma daquelas coisas que nos faz felizes, e a tua tem um aspecto delicioso! Deixei um miminho para ti no meu blog. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Uma mousse de chocolate é sem dúvida uma das coisas que me faz mais feliz!

    É mesmo muito bom!!!

    ResponderEliminar
  8. Olá... eu fiz a receita... ficou boa, mas não mousse... :( Ficou liquida e coom pepitas. Eu não consegui derreter bem o chocoltae, talvez por estar frio, o chocolate solidificava logo... Então a minhã mãe sugeriu que metesse manteiga para ele ficar mais líquido. Deve dizer que o facto de encontrar pepitas de chocolate (mor estar mal derretido) é uma óptima surpresa, mas queria que ficasse mesmo mousse e não foi o caso. Algum truque? As claras estavam bem em castelo e fiz tudo como recomendaste!

    Já agora, parabéns pelo blogue. As fotos são fantásticas!!!!

    ResponderEliminar
  9. PS
    fiz a receita como coloquei, sem nenhum truque. Derreti o chocolate em banho maria lentamente e adicionei as claras com cuidado, para não "partirem". A receita que usei é dos chocolates Pantagruel.

    bjs

    ResponderEliminar
  10. eu gostava de saber qual o truque para que a mousse fique bem dura (adoro a do Pap'Açorda, no Bairro Alto, em Lisboa) mas não sei como fazer. Alguém tem dicas?
    Fiquem bem
    Gaivota

    ResponderEliminar
  11. Ahhh moooousse chocolaaaaate, não consigo dizer isto sem ficar logo com água na boca!!! huuummmmmmmm ;)

    ResponderEliminar
  12. Sabores Apurados28/02/2010, 22:56:00

    Também é uma das minhas sobremesas preferidas, sempre que há no frigorifico vou tirar uma colherzinha...
    Esta receita é parecida com a minha.
    Jocas

    saboresapurados.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar