sexta-feira, 26 de junho de 2009

4 por 6: Espinafres gratinados e Mousse de chocolate


Esta semana para o menu do projecto 4 por 6 proponho: Espinafres gratinados e Mousse de chocolate.

Espinafres gratinados


Ingredientes:
1,050 kg de espinafres
4 dl de natas
4 colheres de sopa de azeite
3 a 4 dentes de alho
4 gemas
80 g de queijo mozzarella ralado
20 g de queijo parmesão ralado
sal e pimenta q.b.

1. Saltear, no azeite, os espinafres e os dentes de alho picados.

2. Acrescentar 2 dl de natas. Temperar com sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar durante uns minutinhos.

3. Bater as restantes natas com as gemas.

4. Colocar os espinafres num recipiente de forno. Regar com a mistura de natas e gemas.

5. Polvilhar com os queijos mozzarella e parmesão.

6. Levar ao forno.

Servi o gratinado de espinafres com salada de tomate.



Esta receita encontrei-a no meu caderno de recortes de receitas que fui coleccionando ao longo do tempo e que ainda continuo a alimentar. Recordo-me que saiu há já uns bons anos na revista do jornal Expresso. Sempre que abria o livro à procura de alguma ideia e, via esta receita e as imagens que a documentam, pensava para comigo que tinha mesmo muito bom aspecto e que deveria ser óptima, que mais cedo ou mais tarde tinha que a fazer. Mas o tempo foi passando e nunca a confeccionei, até ao dia de ontem.

Ontem, quando cheguei a casa vinha com a ideia de fazer, para este 4 por 6, soufflé de espinafres para prato principal e mousse de chocolate para sobremesa. A ideia desta ementa foi roubada ao restaurante XL, que durante a iniciativa Lisboa Restaurant Week serviu como prato principal Soufflé de espinafres e para sobremesa mousse de chocolate servida numa "caixa" de massa estaladiça. Como gostei muito, pensei em "roubar" a ideia. Ao procurar uma receita de soufflé de espinafres volto a abrir o livrinho de recortes e a receita de espinafres gratinados no forno volta a chamar-me a atenção. Nem me procupei mais, a mudança de ideias já estava realizada. Em vez do soufflé teríamos gratinado.

O texto da receita da revista do Expresso, como já indiquei, faz referência à cozinha do restaurante Al Forno e apresenta esta receita como exemplo de algumas propostas bem conseguidas do restaurante. Como as indicações de confecção não eram muito precisas, fiz a minha interpretação. Dobrei a receita e alterei as quantidades dos queijos. A receita original sugeria para 500 g de espinafres 40 g de queijo parmesão e 40 g de queijo mozzarella, mas para equilibrar os custos resolvi diminuir a quantidade de queijo parmesão e aumentar a quantidade de queijo mozzarella.

A receita original indica o uso de espinafres frescos. Aqui isso não foi possível, pois os espinafres congelados são muito mais em conta.

O resultado da minha receita nada tem a ver com as imagens que me despertaram a curiosidade no entanto, o resultado em termos de sabor foi muito agradável. Bom, melhor dizendo. ;)


Mousse de chocolate


Ingredientes:
6 ovos
125 g de acúcar
200 g de chocolate para culinária em barra
1 colher sopa de manteiga
1 colher de sopa de água
sal

1. Derreter o chocolate com a manteiga e a água em banho-maria.

2. Bater as gemas com o açúcar muito bem. Adicionar o chocolate derretido e mexer bem.

3. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal.

4. Juntar as claras ao preparado de chocolate e envolver cuidadosamente.

5. Distribuir o preparado por taças e levar ao frigorífico pelo menos duas horas antes de servir.

A receita da mousse de chocolate é da revista Eu Cozinho, nº 2, Abril de 2009. À receita original acrescentei a colher de sopa de água e substitui a margarina por manteiga.


Esta mousse fica maravilhosa.


Vamos então às contas:


Aconselho, como dica de poupança, fazer o reaproveitamento das claras que sobram depois da confecção de alguma receita que exija o uso de mais gemas do que de claras ou, como foi o caso da receita de espinafres, que não seja de todo necessário o uso das claras. Quando são poucas claras, costumo guardar numa caixa e congelar, nem me preocupo em encontrar uma receita para as usar. Depois podem ser reaproveitadas em pratos como, por exemplo, bacalhau à Brás ou numa omeleta. Aprendi esta dica com a minha sogra.

12 comentários :

  1. EU fico com a mousse...
    tem um aspecto simplesmente maravilhoso!!!

    ResponderEliminar
  2. não sei se gostei mais do prato ou da sobremesa...
    posso comer dos dois? lol

    ResponderEliminar
  3. Já fiz espinafres gratinados, claro que a receita é diferente mas ficam muito bons. E à mousse ninguém resiste :)

    ResponderEliminar
  4. Conheço alguém que gostaria muito de provar essa mousse! ;o)

    ResponderEliminar
  5. Uma refeição com a minha cara. :-)

    Gostei muito da sugestão.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. eu simplesmente adoro espinafre!
    e a versão gratinada me encanta ainda mais... eu adoro queijo derretendo! =)

    beijo

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro espinafres...e gratinados ainda mais...
    Eu demorei muito tempo a aprender a fazer mousse caseira mas agora não perco uma oportunidade de a fazer...é simplesmente deliciosa...
    Beijinhos....e venham mais que a gente gosta de ver...

    ResponderEliminar
  8. Tenho certeza q vc sabe, mas vale relembrar...comemos primeiro com os olhos, e tuas fotos não instigam ninguém a tesar as receitas, pois são simplesmente horrorosas... onde já se viu uma mousse com uma apresentação tão desleixada?

    Capricha querida, pois tuas receitas são divinas, mas a apresentação tá bem fraca. Nos brinde com fotos belíssimas, de ângulos inesperados e com louça impecável.

    Valorize sua comida e seu trabalho.

    Abraços!
    Vinícius

    ResponderEliminar
  9. Os dois pratos complementam-se perfeitamente para dar uma refeição bastante completa, pelo menos para mim satisfaria-me! Não sei é se o marido ia bem com a ideia de comer só espinafres para prato principal, porque se não tem carne ou peixe... Deus nos valha! Ando a ver se lhe mudo os hábitos :)

    Quanto ao comentário acima, em relação ao qual discordo, pois só quem fotografa comida sabe da dificuldade em tirar boas fotos (já fiz pratos maravilhosos em que nem à vigésima foto ficavam como deve ser!), só posso dizer que um foodblog é bem mais do que fotos estilizadas... Transparecer a dedicação à cozinha, transmissão de saber e incentivar a partilha de experiências entre pessoas que se interessam por esta àrea, tal como no caso de outro qualquer, isso sim é um bom foodblog. Este é um dos pioneiros no tema e tenho por ele e pela autora um grande respeito, independentemente de ter fotos melhores ou piores, o que acontece em qualquer outro foodblog.

    ResponderEliminar
  10. Adoro espinafres. Como-os de qualquer maneira e adorei este gratinado. Excelente. As fotos estão muito apetitosas. :D
    Beijinhos.
    Susana.

    ResponderEliminar
  11. adorei essa tua ideia dos espinafres gratinados. um rico pratinho vegetariano que sabe sempre bem.
    e a mousse, mossroi de amores por mousse de chocolate.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá! Gostei muito do teu blog que adicionei um link no meu...

    Espero que não haja problemas!

    Parabens..

    ResponderEliminar