terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Receber 2011

Esta passagem de ano foi a primeira feita na nova casa. Uns anos com mais amigos, outros com menos, mas a Sandra e o Nuno têm já lugar cativo.

Começámos a noite à volta de alguns aperitivos: pistácios, amendoins fritos com mel, queijos e vinho branco Pancas de 2009.

Depois de nos sentarmos à mesa, como entrada servi pêra caramelizada com queijo fresco e vol-au-vent com recheio de atum e espinafres. Os vol-au-vent foram uma singela homenagem a algumas entradas servidas, num ou noutro restaurante da Lisboa Restaurant Week, a que nós não temos faltado desde a primeira edição. Qualquer uma delas foi bastante apreciada. No entanto, a pêra caramelizada surpreendeu.

Como prato principal servi uma receita da conhecida Nigella Lawson que vi num dos episódios do programa Nigella Kitchen e que me chamou a atenção. A Nigella consegue-nos contagiar com o seu autêntico e apaixonado gosto pela comida. Não é à toa que ela refere que a cozinha é o coração da casa!

No referido episódio, Nigella coloca num tabuleiro azeite, batatas cortadas aos cubos, dentes de alho inteiros com a casca, cebola roxa e um limão cortado em pedaços. Leva ao forno a 200ºC durante uma hora. Depois, retira o tabuleiro do forno e acrescenta camarões, amêijoas frescas e lulas pequenas cortadas. Rega com um pouco de vinho rosé e mais um pouco de azeite. Eu acrescentei sal. Leva ao forno durante aproximadamente 15 minutos e serve com salsa picada. Eu assim fiz. No entanto, alguns pedaços de batata ficaram ligeiramente amargos. Eu penso que deverá ter sido do limão. O que acham? Talvez o tenha cortado em pedaços demasiado pequenos, comparativamente com a execução da Nigella. Enfim, não estava maravilhoso, mas o marisco deu uma mãozinha para que eu não ficasse mal vista! :)

O vinho servido foi Cabeça de Toiro reserva 2007, uma escolha do Nuno.

Para sobremesa a Sandra trouxe um bolo brigadeiro de chocolate, muito, muito bom, ou não fôssemos nós genuínos fãs de chocolate! Eu fiz uma pavlova que servi com framboesas e mirtilos. O Nuno trouxe um gelado Magnum After Dinner, que no meio da euforia da chegada do novo ano ficou esquecido no congelador! ;)

Para a sobremesa ainda houve ananás dos Açores.

À chegada do ano novo, de copo de espumante na mão corremos para a janela para ver o fogo-de-artifício que era lançado no Terreiro do Paço e na margem sul do Tejo.

Já no novo ano, juntou-se a nós a Joana. Por volta das três da manhã e antes dos convidados saírem, servi caldo verde, com umas rodelinhas de chouriço como manda a tradição.

Foi bom ter começado o novo ano junto de amigos!

10 comentários :

  1. Já vi que o rosé na passagem do ano também é tradição... Este ano foi no marisco! ;-)

    bjs grandes

    ResponderEliminar
  2. Tava dando um rolê na internet e nos blogs culinários e encontrei o seu. Viu só como é bom estar sempre com a casa arrumada? A 'visita' chega e tá tudo em ordem.
    Não aguentei e já tô te seguindo.
    Aproveito pra te convidar para uma blogagem coletiva que estou divulgando. Gostaria muito que vc participasse tb. Te espero lá.
    Bjs
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderEliminar
  3. Amiga, o aspecto pelo menos é 5 estrelas.
    e terminando com bolo de chocolate e pavlova, só faltou mesmo ser a "gordita" a abrir a garrafa de champanhe! :)
    Beijinho grande e que venha aí um 2011 cheio de sabor.

    ResponderEliminar
  4. UAU!!! que emoção receber o ano novo em casa nova.
    Que sejam Super, Hiper, Mega felizes.

    Beijoca

    ResponderEliminar
  5. Bom ano! Eu depois mostro as nossas receitas! ;o) bjs

    ResponderEliminar
  6. Patricia Rodrigues04/01/2011, 18:46:00

    Sigo seu blog faz pouco tempo, mas todo o dia faço a visitinha e achei o seu cantinho uma delicia.
    Essa ceia foi maravilhosa, mta coisa boa junta loucura loucura.
    Adoro o bom vinho português!!!!
    Parabéns a vcs.
    bjão

    ResponderEliminar
  7. Linda mesa e pratos apetitosos :)
    Amei!
    Beijocas e feliz 2011.

    ResponderEliminar
  8. foi uma bela de uma passagem de ano ai em casa.
    escolheste um prato que me parece uma delicia. da nigella so podia
    beijinhos

    ResponderEliminar