quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sabores paulistas no Peixe em Lisboa


A chef Bella Mansano veio fazer uma apresentação no Peixe em Lisboa e trouxe os sabores bons da cozinha de São Paulo, onde tem o seu restaurante Amadeus. Pelo filme que apresentou no início do seu shoocooking, é um restaurante familiar e apresenta vários pratos de peixe, ostras e mexilhões, cultivados pela família em Florianópolis, em parceria com uma comunidade de pescadores.


Esta jovem chef brasileira confeccionou dois pratos. O primeiro foi uma moqueca. Explicou que podemos encontrar dois tipos deste famoso prato baiano, um com leite de coco e outro sem. A versão apresentada foi com leite de coco. Começou por fazer um refogado de pimento e cebola em óleo de palma. De seguida adicionou sal e leite de coco. Por fim, juntou caldo de peixe e deixou cozinhar. Entretanto selou o peixe. Serviu a moqueca num tacho de barro e colocou uma cama de tomate cortado, o peixe, banana cortada às rodelas e por fim o molho com o leite de coco.

O outro prato foi lulas recheadas com sumo de caju e bacon, servidas com cogumelos passados juntamente com as lulas num caldo de legumes e soja. O último prato foi peixe fumado com um refogado de alho-francês, caldo de peixe, aromatizado com alecrim e cebolinho.


Para além da vontade de querer fazer cá em casa a moqueca, guardo desta apresentação também o jeito simpático e bem disposto que, esta chef, imprimiu à sua apresentação e que teve a seu lado a preciosa ajuda do chef Vítor Sobral.

3 comentários :

  1. Gosto tanto de ler estes posts! Que maravilha!

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de moqueca de camarão!!! Esta também me parece uma delícia!
    mais um excelente post.
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Posso ter a receita toda direitinha mas se for eu a fazer sai desastre!

    http://pantominocracia.blogspot.pt/
    Um espaço de opinião que nos leva da Democracia à Pantominocracia

    ResponderEliminar