segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Bolo de laranja com nozes


O fim-de-semana que passou foi dedicado à família. No sábado, reunimo-nos em casa dos meus sogros para um Cozido à Portuguesa. É um prato que adoramos, e quando se faz, é sempre sinal de festa à mesa. Couves, carnes, batata, batata-doce, cabeças de nabo, arroz, feijão seco e diferentes tipos de enchidos enchem a mesa, em dia de cozido. Confesso que desta vez, ao ver a disposição de todos os componentes do cozido, dispostos em travessas, me lembrei do famoso cozido do chef Nuno Diniz que tem feito uma investigação muito interessante sobre este prato e traz para o seu cozido, servido já várias vezes na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, uma enorme variedade de enchidos, alguns com formas e nomes de que nunca tinha ouvido falar.

A pedido da família, levei para a festa um fantástico pão de trigo, que ainda foi cortado morno e que fez as delícias de quem se sentou à mesa para degustar o cozido. Pão morno, com manteiga, quem é que resiste? Mesmo que seja antes de um cozido à portuguesa!

No Domingo fomos até Santarém. Mais um fantástico almoço. Lombos de bacalhau assados na brasa com feijão frade, da horta, cozido e respectivo jardim (salsa e cebola picadas). Um prato de uma simplicidade fantástica mas que adoramos. Sabe tão bem regado com um bom azeite. Para acompanhar o café e depois, para ser servido com um chá em frente à lareira, levei este bolo de laranja com nozes. Uma delícia!


Bolo de laranja com nozes

Ingredientes:
125 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
170 g de açúcar
7 g de açúcar baunilhado
2 ovos
200 g de farinha de trigo T55
1 colher de chá de fermento em pó
Raspa de 1 laranja
125 ml de sumo de laranja
100 g de nozes picadas


1. Bater a manteiga com os açúcares.

2. Adicionar os ovos um a um, batendo entre cada adição.

3. Juntar a farinha, o fermento, a raspa e o sumo de laranja. Mexer.

4. Envolver as nozes na massa, previamente polvilhadas com um pouco de farinha.

5. Colocar a massa numa forma de bolo inglês previamente untada com manteiga.

6. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 40 minutos. Antes de retirar o bolo do forno verificar a cozedura com um palito.

7 comentários :