segunda-feira, 3 de abril de 2017

Salmão no forno com laranja e manteiga de funcho


O fim-de-semana passou num abrir e fechar de olhos, e para mim, foram dias de trabalho. No sábado dinamizei um workshop numa festa de crianças. A meio da tarde preparámos pães de leite, muito criativos. Fizemos números, tranças, letras e muitas coisas mais com a massa, seguindo a imaginação de crianças de 6 e 7 anos. A segunda parte do workshop envolveu a decoração de uns saquinhos com motivos de Páscoa e que serviram de lembrança da festa.

No domingo de manhã tive um workshop na escola de Cake Design Isto Faz-se dedicado a doces e folares de Páscoa, onde trabalhámos várias massas lêvedas doces com que fizemos folares, pães recheados, entre muitas outras coisas boas para os participantes colocarem na mesa de Páscoa. Foi uma manhã doce e feliz.

Entre o acordar cedo e o andar de um lado para o outro, uma das nossas refeições de fim-de-semana preparou-se num abrir e fechar de olhos. Costumo comprar muitas vezes salmão fresco. Compro um inteiro e depois peço logo na peixaria para o arranjarem, em dois lombos separados. Costumo trazer com a pele, pois na altura de os confeccionar, decido se a tiro ou não. Para grelhar prefiro que tenha a pele. O salmão é um peixe que se cozinha rapidamente, por isso para uma refeição que se queira rápida dá imenso jeito ter, à mão, uns lombos ou algumas postas deste peixe. Tudo o que nos facilite a vida na cozinha é muito bem-vindo!



Salmão no forno com laranja e manteiga de funcho

Ingredientes para 3 pessoas:
1 lombo de salmão inteiro (aprox. 600 g)
Sumo e raspa de 1 laranja
100 g de manteiga sem sal
2 dentes de alho
1 colher de sopa de funcho fresco picado
Sal e pimenta-preta q.b.
1 ramo de espargos frescos


1. Colocar o salmão numa travessa de forno untada com manteiga. Temperar o peixe com sal, pimenta, raspa e sumo de laranja. Deixar a marinar durante 20 a 30 minutos.

2. Colocar a manteiga numa taça. Adicionar os dentes de alho espremidos e o funcho picado. Mexer muito bem, até ficar uma pasta uniforme.

3. Colocar, em volta do salmão, os espargos, previamente arranjados.

4. Dispor a manteiga de funcho por cima do lombo de salmão.

5. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos.

Podem acompanhar este salmão com uma salada de verdes, arroz branco cozido ou um puré a gosto.

2 comentários :

  1. Fiquei curiosa com o sabor do salmão,...aqui em casa, somos fãs de salmão,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Não há peixe que adore mais do que salmão e agora fiquei super curiosa com o sabor. Por norma faço algo parecido mas uso ervas da provença em vez do funcho. Hei de experimentar assim.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter|

    ResponderEliminar