segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Ideias para decorar frascos de doce


O Verão traz a abundância de frutas. No quintal, em Santarém, temos várias árvores que alimentam as fruteiras cá de casa, nesta altura do ano. O facto de termos um quintal com uma horta, onde produzimos frutas e legumes, é algo que me deixa muita grata. As frutas do quintal apanhadas por nós têm logo outro sabor! Costumo trazer ameixas, pêssegos, figos, uvas, abrunhos, melão, meloas, melancia e marmelos.

Talvez porque seja algo que me deixou boas recordações de infância, a verdade é que nesta altura do ano procuro fazer sempre doces de fruta para guardar e depois ir oferecendo aos amigos e à família.

Ao longo do ano vou guardando frascos de vidro. Lavo-os e retiro-lhes os rótulos. Quando a cola dos rótulos teima em não sair, depois das lavagens, ensopo um disco de maquilhagem em benzina e passo na zona com a cola. Sai logo! Gosto de guardar frascos de diferentes tamanhos e formas. Hoje em dia, encontram-se frascos de vidro facilmente à venda. Mas o facto de guardar os frascos de produtos que vamos consumindo é uma maneira de reciclar e de poupar. Era assim que fazíamos em casa da minha mãe e acho que gosto de fazer o mesmo.


Ao guardar frascos, de isto e daquilo, deparo-me com tampas diferentes, muitas têm a indicação do produto que usei. Ao oferecer, não gosto de dar um frasco com uma marca ou com a indicação do nome do produto original. A solução que encontrei é simples, forro as tampas dos frascos. Podemos forrá-las usando papel - gosto de usar papel pardo - ou tecido. Pode-se também usar papel autocolante.

O processo é simples, envolve cortar o papel ou o tecido com tamanho suficiente para forrar a tampa. E depois colar. Podem fazer um círculo no papel com a medida da tampa usando um compasso e depois com a tesoura recortar. Para obterem a medida, com uma régua tiram o diâmetro da tampa e depois juntam os centímetros referentes à altura. Um frasco com a tampa forrada, fica logo diferente.


Ao oferecer um doce ou compota, gosto que o frasco fique bonito. A notar-se que foi feito em casa mas com amor e muito carinho. Gosto de decorar os frascos com tampas. As tampas podem ser de tecido. Ou melhor, sobras de tecidos coloridos. Uso normalmente tecidos ao xadrez ou às bolinhas. Encontram-se facilmente à venda em lojas de tecidos, às vezes compro pedaços com medidas irregulares que já não têm saída e estão em saldo. Corto o tecido. Coloco em cima da tampa e prendo-o com um elástico. Depois uso ráfia ou outro tipo de material para atar e fazer um laço. As decorações podem ser alusivas à época. Por exemplo, no Natal, uso fitas mais coloridas e tecidos com motivos da quadra. Na Páscoa ou para o Dia da Mãe, uso tecidos e fitas alegres, com cores vivas.


Para além dos tecidos, gosto de usar papel para decorar as tampas dos frascos de doce. O processo é também muito simples. Recortam-se discos de papel com tamanho suficiente para tapar as tampas. Não se preocupem se os discos não ficarem bem recortados! No final, quando se coloca nos frascos até é giro não ficar tudo muito certinho.

Podem decorar o papel usando carimbos, com motivos ou dizeres. Eu gosto de usar os que podem ver na imagem em cima. Com um cordel colorido atam o papel ao frasco, ajuda para esta tarefa prenderem o papel previamente com um elástico, principalmente se fizerem esta operação sozinhos. Podem escrever na tampa o nome do doce ou então colocarem etiquetas com a designação e a data de confeccção. Para fazerem as etiquetas há várias possibilidades, mas o Canva, é interessante.

Uso normalmente dois tipos de etiquetas que compro já feitas e onde é só escrever o que pretendemos. As que uso são para colocar penduradas no frasco, como podem ver nas fotografias. Há etiquetas que também se podem colar nos frascos. Mas gosto assim, de modo a que se veja também o doce, principalmente quando os frascos são mais pequenos.

Também costumam aproveitar a fruta da estação para fazerem doces e compotas? E como decoram os vossos frascos?

12 comentários :

  1. nice post!
    Hi dear, i'm a new follower, can you follow me on my blog?
    https://amoriemeraviglie.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia dos carimbos! Também faço compotas, espreite o meu blog: http://portaldasartesdecorativas.blogspot.pt/search/label/Compotas
    Beijihos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      já fui espreitar. Gostei muito também das tuas etiquetas.
      Uso muito os carimbos. Até para colocar em caixas de bolachas que faço e ofereço.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Isabel, q belas ideias! Tb costume oferecer compotas, mas a maioria dos frascos tem tampa lisa; de vez em qd aparece um ou outro com o nome do produto anterior, mas costume colocar sempre uma 'tampinha'. Só q, ao abrir o frasco, vão ver e assim c essas colagens já ñ se vê ;) Mt obrigada, hei pôr em prática, até tenho carimbos bem giros q posso usar e papel kraft :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo-de-Mel,
      obrigada. E há carimbos tão giros!
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. P.S. - onde compras a benzina p tirar a cola dos frascos? Tenho alguns c esse problema... Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo-de-Mel,
      encontras em alguns supermercados. É ires vendo.

      Eliminar
  5. Amei as dicas, ficaram lindos :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Estão lindos realmente, parabéns

    ResponderEliminar
  7. Eu também costumo guardar os frascos que vou utilizando ao longo do ano. Até o molho de tomate congelo nesses frasquinhos. Adorei as tuas sugestões. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar