quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Bifes de peru com molho de laranja e gengibre


O Natal está quase, quase a chegar. Esta é para mim uma das épocas mais bonitas do ano. Ruas enfeitadas, cheias de luzes, as montras das lojas vestem-se de tons festivos e acho que de uma maneira geral andamos todos um pouco mais felizes a pensar nos dias em que vamos juntar a família à volta da mesa. O Natal é um momento especial de reunião, de partilha com os outros. E são os outros que tantas vezes nos ajudam e dão sentido à nossa vida. Vivemos grande parte da nossa vida para os outros, principalmente quando se tem filhos.

Nesta altura do ano, costumo encontrar-me com alguns amigos de longa data para almoços de Natal. Sabe tão bem! Rir, colocar a conversa em dia. Estes momentos já se tornaram uma tradição.

A azáfama das compras de presentes está quase terminada. Esta semana ainda tenho planeado a preparação de bolachas e biscoitos para alguns dos cabazes deste ano e depois começo a dedicar-me aos doces e outras coisas boas que iremos colocar na mesa na véspera e no dia de Natal.

Deixo-vos, hoje, uma sugestão de peru, uma carne escolhida por muitas famílias para festejar esta quadra festiva.


Bifes de peru com molho de laranja e gengibre
( Receita adaptada da BBC Good Food )

Ingredientes para 2 pessoas:
4 bifes de peru
30 ml de azeite
65 ml de água
2 laranjas
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de gengibre ralado
Salsa picada para polvilhar


1. Temperar os bifes de peru com sal e pimenta. Passar por 1 colher de sopa de amido de milho.

2. Levar o azeite numa frigideira ao lume. Assim que estiver quente colocar os bifes e deixar alourar de um lado e do outro. Retirar os bifes e reservar.

3. Dissolver o amido de milho na água. Cortar as laranjas em gomos.

4. Colocar na frigideira os gomos de laranja e algum do seu sumo, limpos de peles, o sumo, a água com o amido e o gengibre. Deixar cozinhar um pouco até começar a engrossar.

5. Dispor o molho por cima dos bifes. Polvilhar com salsa picada e servir.

Acompanhar com legumes cozidos e arroz branco.

Sem comentários :

Enviar um comentário