Depois das férias, começamos a regressar, aos poucos e poucos, às nossas rotinas. Organizamos as compras da semana, definimos as refeições a preparar, escolhemos o que devemos colocar nas lancheiras para levar para o trabalho. Pensar na comida que queremos ter no nosso prato é cada vez mais uma preocupação.
Um dos pratos que faço, cá em casa, muitas vezes e que depois de cozinhado congelo para ter pronto a consumir nos dias em que chego a casa tarde, é pescada gratinada com cenoura e queijo. Fica tão bom! Por isso quando, a Parmalat me desafiou a preparar uma receita com o seu béchamel isento de glúten, pensei logo em partilhar convosco, esta receita. É um prato muito prático, e que toda a família adora.
Pescada gratinada com cenoura e queijo
Ingredientes para 6 pessoas:
850 g de pescada
1 embalagem de béchamel isento de glúten Parmalat
2 cebolas
3 dentes de alho
50 ml de azeite
1 folha de louro
2 cenouras
100 g de batata-palha
1 ramo de coentros picados
Noz-moscada q.b.
Sal e pimenta-preta q.b.
200 g de queijo mozzarela ralado
1. Temperar a pescada com sal.
2. Cozer a pescada. Depois de cozida, limpá-la de peles e espinhas.
3. Levar uma frigideira ao lume com o azeite, o louro e as cebolas cortadas em meias luas finas. Deixar refogar um pouco e adicionar os dentes de alho picados.
4. Adicionar a cenoura ralada e deixar cozinhar um pouco. Temperar com sal e pimenta. Retirar do lume.
5. Adicionar a batata-palha, a pescada, o ramo de coentros picados e metade do béchamel. Temperar com um pouco de noz-moscada. Envolver bem a mistura.
6. Colocar o preparado numa travessa de forno, previamente untada com manteiga.
7. Regar com o restante béchamel. Polvilhar com o queijo ralado.
8. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 a 30 minutos, ou até o queijo estar dourado.
Servir este prato de pescada gratinada com uma boa salada de verdes.



Mary,
ResponderEliminarfica tão bom. Daqueles pratos que toda a gente adora.
Um beijinho.
adoro este tipo de refeições!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.com/
Susana,
Eliminaré um prato tão bom. Adoro.
Tem muito bom aspecto. A cobertura, além do bechamel, leva um ovo batido para ficar Com essa coloração? Bj Clara
ResponderEliminarOlá Clara,
Eliminarpor acaso não coloquei ovo ou gema. Ficou assim douradinho com o queijo.
Tem bom aspeto
ResponderEliminarLidia,
Eliminarfica tão bom. Aconselho a experimentar.
Olá! a cenoura é ralada? ou cortada em cubinhos ou fatias? :)
ResponderEliminarOlá,
Eliminara cenoura é ralada.
Obrigada.
Obrigada. Já fiz a receita.Posso garantir que ficou muito bom. Fiz a batata palha em casa. Mais uma vez obrigada.Amei! Clara
ResponderEliminarClara,
Eliminarobrigada.
Fico muito contente. E com batata palha caseira, ainda melhor.
Um grande beijinho.
Deve-se congelar antes de gratinar? Depois é só tirar do congelador e levar ao forno?
ResponderEliminarOlá,
Eliminareu congelei já gratinado.
Mas pode congelar e depois levar ao forno.
W
ResponderEliminarA pescada é desfiada? Obrigada
ResponderEliminarJana,
Eliminarsim. Desfiada grosseiramente.
Boa noite. Fiz hoje para o jantar e toda a gente adorou!O meu marido, disse que é um prato, a repetir 😉. Obrigada pela partilha 🤗
ResponderEliminarGostaria de saber como cozinhar, a pescada? É, com leite de côco ou com água? Obrigada!
ResponderEliminarAinda não fiz mas vou experimentar fazer.
ResponderEliminarReceita semelhante mas com puré de batata, tem alguma?
ResponderEliminarCom puré de batata, ainda não tenho. Mas anotado.
Eliminar