Fazer pão é uma verdadeira paixão. Quando começamos a fazer pão, quando começamos a compreender as massas, há como que uma revelação, um entusiasmo quase infantil que nos motiva a querer continuar. O prazer de fazer um pão com as nossas mãos é algo mesmo muito especial!
Faço, pelo menos, um pão por semana. Como procuro variar a minha alimentação, gosto de ir fazendo pães diferentes. Adoro misturar farinhas. Uso sempre o trigo, mas por vezes, gosto de lhe acrescentar farinhas de outros cereais, ou de sementes. Um dos últimos que fiz, foi com farinha de alfarroba e ficou um pão delicioso e com um miolo cheio de alvéolos. Cá em casa, adoramos este tipo de pão.
A receita que partilho, hoje, foi desenvolvida a convite da Fermipan. Fermipan é um fermento biológico feito à base de leveduras e não tem glúten. É ideal para todo o tipo de massas lêvedas à base de farinha, ou seja, massas que têm de passar pelo processo de fermentação antes de serem cozidas. Vamos fazer pão?
Pão de alfarroba no tacho

Ingredientes para o poolish ou pré-fermento:
200 g de farinha de trigo T65
200 g de água
1/8 de colher de chá de Fermipan
1. Misturar, num jarro alto, a farinha com a água e a levedura. Mexer muito bem. Fechar o jarro.
2. Deixar à temperatura ambiente cerca de 12 horas. Fazer de véspera à noite e usar na manhã do dia seguinte.
Ingredientes para o pão:
Poolish (toda a massa)
300 g de farinha de trigo T65
50 g de farinha de alfarroba
6 g de Fermipan
240 g de água
8 g de sal
1. Colocar numa taça todos os ingredientes para o pão. Mexer.
2. Amassar durante 6 a 7 minutos. Tapar a taça . Passados 15 minutos dobrar as pontas da massa no sentido do centro. Voltar a repetir a operação passados 15 minutos.
3. Deixar a massa levedar cerca de 1 hora.
4. Com a ajuda de um pouco de farinha enrolar um pão. Colocar num cesto de fermentação ou numa taça forrada com um pano com farinha. Tapar. Deixar levedar cerca de 45 minutos a 1 hora.
5. Cerca de 25 minutos antes do fim da segunda fermentação, colocar um tacho de ferro fundido com tampa no forno e pré-aquecer a 230ºC.
6. Colocar, com cuidado a massa no tacho. Tapar. Levar ao forno durante 30 minutos. Tirar a tampa do tacho e deixar o pão ganhar cor durante mais 15 minutos.
Caso não tenham um tacho de ferro fundido, podem usar um tacho de barro, ou de vidro.
Mais um pão maravilhoso, Isabel! Onde adquiriste o teu tacho ou onde posso tb arranjar assim um de ferro fundido? Obrigada e bom fds! Bjinhos.
ResponderEliminarOlá Anjo-de-Mel,
Eliminarobrigada. Comprei o tacho da Staub aqui:
https://es.zwilling-shop.com/
Um beijinho.
Bom dia Isabel.
ResponderEliminarDe todos os pães que aprendi a fazer consigo, o de alfarroba (com outras receitas do blogue)é o que me sai sempre bem ( e já tive algumas experiências menos bem conseguidas com outros pães e outras farinhas),e já fiz mais de uma dúzia nos últimos meses.
Não sei se a farinha de alfarroba, mesmo em quantidade pequena, confere à massa particularidades que contribuem para o bom resultado final.
Notei que esta receita não leva manteiga, ao contrário das outras.
Para fazer pão em casa são necessárias três coisas: tempo, paciência e perseverança; não desistir após alguns fracassos.
Parabéns pelo seu trabalho.
Álvaro Rocha
Olá Álvaro,
Eliminarmuito obrigada. :)
Fazer pão torna-se uma paixão. E quando se começa a fazer o importante é não ter medo de errar nem que possa corra mal. Fazer pão é um processo, vamos aprendendo.
O outro pão de alfarroba, é um pão de forma. Este é feito com um pré-fermento que dá uma consistência diferente ao miolo. Aqui não sinto necessidade em termos de sabor em adicionar a manteiga.
Fazer pão é isso mesmo. O importante é não desistir. Os resultados vão aparecendo.
Olá Isabel, hoje chegou o meu tacho de ferro fundido que mandei vir de uma promoção que encontrei! vou experimentar este belo e apetecível pão de alfarroba. já tinha preparado a massa ontem à noite, espero que corra bem, depois direi como foi. Obrigada pelas suas partilhas.
ResponderEliminarFicou maravilhoso, estaladiço e fofo, um sabor óptimo com a manteiga a derreter! Muito obrigada mais uma vez por não guardar só para si as suas maravilhosas receitas. Um grande bem haja e tudo de bom para sua vida!
ResponderEliminar