terça-feira, 6 de agosto de 2019

Bruschetta de verão com ovas de sardinha


A última quinzena de Julho, cá em casa, foi de férias. Rumei uns dias até à Madeira. Ilha que visitei, pela primeira vez, o ano passado e adorei! Permite-nos ter campo, praia e cidade sem grandes deslocações, para além de ter uma temperatura amena, praias, boa comida e muita coisa para visitar. Os dias de férias terminaram no Alentejo. Com sol, calor, banhos na piscina, muito descanso e claro, muitas comidas boas, começando logo pelo pequeno-almoço, refeição que sabem que tanto adoro.

As férias são uma forma de desligarmos um pouco das nossas rotinas, da azáfama do dia-a-dia. As minhas foram para descansar. Sem ter preocupações, nem horários para cumprir. Sem questões de trabalho pendentes. Seguiram o ritmo dos dias e das nossas vontades, sem planos traçados. Assim, até pude aproveitar e seguir muitas das sugestões que me foram enviando através da página de Instagram do Cinco Quartos de Laranja. É importante pararmos. Inspirarmos, ganharmos força, resistência, para depois retomarmos.

As férias não fazem só bem ao corpo, são uma maneira de alimentarmos a alma com doses generosas de tranquilidade e paz, de nos libertarmos do stress acumulado. São uma forma de apreciarmos a vida com mais calma, de tentarmos dormir melhor, de conseguirmos ter mais algum tempo para nós. Mesmo que seja para não fazer nada. Sentarmo-nos numa esplanada ou à beira da piscina, comer um gelado, olhar o horizonte e apreciarmos as pequenas coisas da vida. É importante parar e apreciar a vida. Quando se pára, a nossa motivação cresce. Reflectimos. Revemos metas e objectivos mentalmente. A nossa cabeça renova-se.

E para quem está de férias ou, para quem anda à procura de ideias para refeições rápidas com sabor a Verão, que sejam práticas e que nos permitam depois ter disponibilidade para aproveitar o bom tempo que esta estação nos oferece, deixo-vos, hoje, umas bruschettas com muitos legumes e um toque salgado a chamar o mar!


Bruschetta de Verão com ovas de sardinha

Ingredientes para 4 pessoas:
1/4 de pimento vermelho
1/4 de pimento verde
1/4 de pimento amarelo
1/4 de cebola
1/2 pepino
2 tomates
1/2 colher de chá de orégãos secos
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
8 fatias de pão regional
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal e pimenta-preta q.b.
1 lata de ovas de sardinha


1. Cortar em pequenos cubos os legumes para uma taça. Temperar com sal, pimenta, orégãos, azeite e vinagre. Mexer. Se necessário rectificar os temperos. Guardar no frigorífico.

2. Torrar o pão.

3. Passar o alho no pão. Regar as fatias torradas com um fio de azeite.

4. Distribuir a mistura de legumes pelas torradas.

5. Por cima de cada bruschetta colocar cerca de três ovas de sardinha.


Caso queiram, podem usar cebola roxa. Fica ainda mais colorido.

Sem comentários :

Enviar um comentário