terça-feira, 19 de julho de 2022

Salada crocante de frango com laranja e sésamo

Adoro ler. Faço listas dos livros que leio e, dos livros que quero comprar para ler. O Verão é a altura do ano em que tento ler mais romances. Talvez pelo calor, pelas idas à praia, a verdade, é, que nesta altura do ano, ler romances sabe-me tão bem!

De há uns anos para cá, procuro ler romances em que a comida seja um elemento principal na história. Por isso, estou, sempre, atenta às novidades das editoras nacionais ou das obras que vão saindo lá fora. Sabem que um dos meus sonhos era escrever uma história de amor, com viagens e muita loucura de sabores?

Neste momento, estou a ler A Cozinha Inglesa de Miss Eliza, mas já tenho escolhidas algumas das próximas leituras. E vocês, o que estão a ler?

Para acompanhar as leituras de Verão, deixo-vos uma fresca e deliciosa salada. Perfeita para esta altura do ano. Confeccionei-a na passada segunda-feira, no programa A Nossa Tarde, com a querida Tânia Ribas de Oliveira. Viram? Espero que gostem!

Salada crocante de frango com laranja e sésamo

Ingredientes para 4 pessoas:
250 g de massa fusilli cozida
100 g de alface frisada
1/2 de frango assado desfiado
2 laranjas
1 cebola roxa picada
1 cenoura ralada
1 ramo de coentros
1 colher de sopa de sementes de sésamo
70 g de amêndoa palitada

Ingredientes para o molho de sésamo:
70 ml de vinagre de arroz
60 ml de azeite
1 colher de sopa de óleo de sementes de sésamo tostadas
60 ml de sumo de laranja
2 a 3 colheres de chá de mel
1 dente de alho espremido
1 colher de chá de gengibre em pó
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Colocar a amêndoa num tabuleiro. Levar ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 10 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer.

2. Descascar e cortar as laranjas em gomos limpos de peles.

3. Numa taça colocar a massa, a alface, o frango, a cebola roxa, a cenoura ralada, os coentros picados, as sementes de sésamo e a amêndoa.

4. Para o molho, misturar o vinagre com o azeite, o óleo de sésamo, o sumo de laranja, mel, o alho, o gengibre, sal e pimenta. Provar e se necessário retificar os temperos ou adicionar mais mel.

5. Regar a salada com o molho, mexer e servir.

2 comentários :

  1. Isabel, gostei muito desta sugestão e tb de te rever na TV, com as outras sugestões, super práticas e saborosas agora para o Verão :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. Anjo-de-Mel,
    muito obrigada.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar