sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Bacalhau com crosta de amêndoa e batata-doce

Vamos preparar o Natal?

O tempo passa. Estamos a um mês do Natal. Esta é uma das minhas épocas preferidas do ano. Gosto da azáfama de decorar a casa, gosto de ver as luzes de Natal a piscar pela cidade, gosto de juntar a família, à volta da mesa. Para vos ajudar e inspirar, deixo-vos, hoje, uma deliciosa receita de bacalhau.

O bacalhau, cá em casa, faz parte da noite da Consoada. Há quem prefira seguir a tradição ou quem goste de colocar na mesa o bacalhau de maneira diferente. Para vos ajudar a preparar o Natal, deixo-vos uma receita de bacalhau com crosta de amêndoa e batata-doce. Deliciosa, elegante e perfeita para servirem em família.

Bacalhau com crosta de amêndoa e batata-doce

Ingredientes para 4 pessoas:
160 ml de azeite
1 folha de louro
2 cebolas cortadas em meias luas
4 dentes de alho
2 fatias de presunto picadas
4 lombos de bacalhau
1 papo seco de véspera
50 g de amêndoa laminada
2 colheres de sopa de farinha de amêndoa
2 colheres de sopa de salsa picada
2 batatas-doces de polpa laranja
1 ramo de tomilho
2 colheres de sopa de caldo de legumes (ou água)
Sal e pimenta-branca


1. Levar uma frigideira ao lume com 100 ml de azeite. Adicionar a cebola e a folha de louro. Deixar frigir um pouco. Temperar com uma pitada de sal e pimenta-branca.

2. Acrescentar o alho espremido e o presunto. Deixar cozinhar a cebola até estar macia.

3. Ralar o papo-seco.

4. Para a crosta, numa taça, misturar o pão ralado com a amêndoa, a farinha de amêndoa, a salsa e o azeite. Mexer. Se necessário adicionar mais um pouco de azeite.

5. Colocar um fio de azeite numa travessa de forno. Dispor os lombos de bacalhau na travessa e temperar com pimenta a gosto.

6. Dispor a cebolada por cima do bacalhau e de seguida, distribuir a mistura para a crosta de amêndoa pelos lombos de bacalhau.

7. Levar ao forno pré-aquecido a 160ºC durante cerca de 30 minutos.

8. Descascar e cortar a batata-doce em pequenos cubos.

9. Levar a frigideira da cebola ao lume com duas colheres de sopa de azeite. Acrescentar a batata-doce. Temperar com sal, pimenta e adicionar um ramo de tomilho. Regar com a água e deixar cozinhar até a batata estar macia.

10. Servir os lombos de bacalhau com a batata-doce.

5 comentários :