sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Feijoada de enchidos

As leituras fazem parte dos meus dias. Gosto sempre de ir fazendo listas dos livros que quero ler. Para este Outono/Inverno escolhi:
- Histórias e Curiosidades à Mesa de Virgílio Nogueiro Gomes. Um livro que nos transporta por produtos, histórias e estórias. Uma leitura imprescindível para quem gosta de gastronomia.

- A Colher de Ouro de Jessa Maxwell. Adoro romances em que se fala de comida. São sempre verdadeiramente deliciosos.

- A Mesa de Deus Os Alimentos da Bíblia de Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti. « Este é um livro que nasce de uma conversa da autora, jornalista e crítica gastronómica, com o então padre José Tolentino Mendonça, que assina o prefácio [...]. Demorou dez anos a compilar toda a informação sobre as refeições dos textos sagrados. Pão, vinho, vinagre, azeite, mel, sal, leite e derivados, água, assim como ervas e especiarias, cereais, leguminosas, arbustos e árvores. «Entrar na Bíblia pela porta da cozinha é um argumento mais sério do que se possa supor. E também mais espiritual», escreve José Tolentino Mendonça. «Não é apenas um ensaio exaustivo sobre a mesa bíblica: é um convite a entrar, um abrir da mesa, uma coreografia de odores, uma prática do saborear.» Uma mesa não é só uma mesa. » Este é um daqueles livros que tenho a certeza que vou adorar!

Entre os livros e as leituras, deixo-vos uma receita reconfortante e económica para estes dias de Outono, feijoada de enchidos. Espero que gostem! Bons cozinhados e boas leituras.

Feijoada de enchidos

Ingredientes para 4 pessoas:
1 cebola
4 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
2 tomates maduros
2 folhas de louro
Piripíri q.b.
½ chouriço de carne cortado às rodelas
60 ml de vinho branco
300 ml de água da cozedura do feijão (ou apenas água)
600 g de couve-lombarda cortada grosseiramente em tiras
1 kg de feijão encarnado cozido
½ morcela de sangue
½ farinheira
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Levar um tacho ao lume com o azeite. Acrescentar a cebola e os dentes de alho picados. Deixar frigir um pouco.

2. Juntar o tomate previamente pelado e picado, e as folhas de louro. Temperar com sal, pimenta e piripíri a gosto.

3. Adicionar o chouriço de carne cortado às rodelas. Depois de cozinhar um pouco, refrescar com o vinho branco.

4. Acrescentar a água da cozedura do feijão, caso não tenham usem água, e a couve. Deixar cozinhar um pouco até a couve começar a quebrar.

5. Juntar o feijão cozido, e os restantes enchidos cortados às rodelas. Deixar cozinhar em lume brando. Caso seja necessário, acrescentar mais um pouco de caldo e/ou rectificar os temperos.

1 comentário :