terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Bacalhau escalfado com couve, migas de broa e ovos

Vamos preparar o Natal?

A revista Continente Magazine do mês de Dezembro de 2023 dá-nos uma ajuda. Tem uma secção dedicada aos essenciais do Natal. E como o bacalhau faz parte da tradição portuguesa, nesta quadra festiva, a receita que escolhi para partilhar convosco foi a do bacalhau escalfado com couve, migas de broa e ovos. Pode ser uma excelente sugestão para servirem este ano na noite da Consoada. Experimentem!

Bacalhau escalfado com couve, migas de broa e ovos
( da revista Continente Magazine, #159 / Dezembro 2023 )

Ingredientes para as migas:
1 broa (de véspera)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de sal

Ingredientes para o bacalhau:
1 cebola
1 folha de louro
7 dentes de alho
15 grãos de pimenta
1 L de água
600 g de lombos de bacalhau
4 colheres de sopa de azeite
Louro q.b.
Tomilho fresco q.b.
4 ovos
400 g de couve-lombarda
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Fazer as migas. Cortar a broa em pequenos pedaços, regar com 2 colheres de sopa de azeite, envolver bem e distribui-los num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC para torrar ligeiramente. Triturar a broa, temperar com sal e reservar.

2. Preparar o bacalhau. Levar ao lume um tacho com a cebola, o louro, 2 dentes de alho, a pimenta e a água e deixar cozer, destapado, até levantar fervura. Reduzir o lume e cozinhar por 15 minutos.

3. Coar o caldo, leva-lo novamente ao lume e escalfar o bacalhau por cerca de 3 a 5 minutos. Retirar, deixar arrefecer e lascar, descartando espinhas e peles. Reserve e reserve o caldo.

4. Levar ao lume um tacho com o azeite, os restantes alhos esmagados, louro e tomilho. Aquecer até começar a borbulhar levemente e desligar. deixar arrefecer, coar e reservar.

5. Cozer os ovos por 6 minutos e colocá-los numa tigela com água e gelo para arrefecerem. Reservar.

6. Aquecer o azeite de alho, juntar os dentes de alho com que o preparou laminados e saltear a couve cortada em juliana grossa. Temperar com sal e pimenta e juntar um pouco do caldo do bacalhau.

7. Colocar a couve numa travessa, por cima das lascas de bacalhau, os ovos cortados ao meio e as migas de broa. Servir de seguida.

1 comentário :

  1. Parece ser delicioso!

    Bela poesia.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar