Assim penduradas na árvore, as nêsperas, são lindas. Doces. Deliciosas. Na região do Minho, por curiosidade, chamam magnório ao que nós, aqui no sul, conhecemos por nêspera.
a primeira vez que eu ouvi um casal meu amigo do Porto chamar magnórios ás nêspera que eu tinha no quintal fartei-me de rir. é engraçado como a nossa língua muda tanto de zona para zona. embora tenha duas nespereiras que dão sempre uma grande carga de nêsperas, é fruta que eu não aprecio. dá Deus nozes a quem não tem dentes, não é verdade?
Sim, porque nespera é um fruto castanho que se come bastante mafuro, quase podere! Já shakespeare falava nas suas peças! Em Espanha chamam-lhe niesperas, ou niesperis germánicos, ou ainda níspero europeo, miezpola... Os ingleses inglases chamam-lhe medlar, e os franceses conhecem-na por nefle ( de néflier, nespereira) ou cul de chien (cu de cão) O outro fruto é magnório, e nasce da árvore que no norte chamam de magnóle ou magnoleiro. Mas, se a este fruto quizerem chamar néspera, façam o favor de ser mais rigirosos e digam néspera japonesa porque a nespera comum é a outra! Maria Faria
Os indivíduos do norte , pensam que são os donos da verdade. Nêspera é nêspera, magnório é um regionalismo, como meia de leite e molete. Na Madeira , batata é semelha . Isso se chama complexo de superioridade.
E eu sou de Melgaço, alto Minho, e conheço esse fruto por nêsperas. Só ouvi a palavra magnório a um amigo de Gaia que me avisou para nunca perguntar o preço das nêsperas às vendedoras do Porto porque iam dizer- me que nêsperas era a da minha prima.
Amigos, estou cansada de me rir ao ler tudo. Sou do norte e toda a minha vida, e sei a origem, Magnório é a amarelinha, e Nêspera é quase castanha, que madura parece podre. Se desejam chamar de Nêspera aos Magnórios , então chamem Nêspera Japonesa. Um abraço de Famalicão.
No Porto são magnórios. Oh yeah! Pelo menos a minha mãe é assim que sempre lhes chamou. E quanto mais murchinhos mais docinhos. Bela lembrança, ou melhor, mais triste do que bela porque já não os como à uns anos... assim como uns moranguinhos (ainda hoje falava ao telefone com a minha mãe sobre moranguitos). Estou a precisar de férias primaveris! ahahah
Isabel, eu nao via nesperas desde a minha vida no seculo passado no Brasil. Elas me remetem a minha infancia. Em Portugal fiquei encantada com tantas arvores de nespera que vi. Pena que nao comi nenhuma... Fica pra proxima vez. Um beijo enorme!
Magnorios é o nome certo, a árvore é o Magnoeiro. Nêsperas é um fruto castanho redondo com aparencia pouco apetitosa, é dificil de se encontrar, e só se comem quando já estão quase podres, o que é curioso.Muita gente no norte conhece esta troca de nomes, e conhecem a verdadeira nêspera, mas por esta ser dificil de se encontrar pouco ligam para o fruto.
NAo é so no minho que chamam magnorio, mas que eu saiba na regiao norte toda, sempre chamei magnório e sou do porto, e convinhamos que é um nome mais bonito ^^
De facto, aqui no norte à quem use os dois nome para o fruto mesmo fruto. No entanto, a verdadeira nêspera tem o seguinte aspecto http://thumbs.dreamstime.com/thumb_316/1222787359PL92TH.jpg e deve-se comer muito madura mesmo.
Segundo a Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Nespereira_%28%C3%A1rvore%29, na zona do grande Porto, chama-se magnório... deve ter-se estendido pelo norte... convenhamos que é um nome Magno! :)) e para rir... tem pouco.
Segundo a Wikipédiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Magnoliopsida, os magnórios vem do Género magnoliopsida... muito mais parecido com magnórios do que com nêsperas.
Só estranho que o dicionário de língua portuguesa defina Nêspera e Magnólio/Magnório, como frutos da Nespereira. O mesmo fruto a que lhe chamam de Magnólio/Magnório, chama-se em Espanha: Níspero e em Itália: Nispole, que se parecem, etimologicamente, com Nêspera.
Em Braga são nesperas, em guimarães magnórios. Em Guimarães, há as nesperas que nascem nas nespereiras, árvores de folha caduca. Os magnóris nascem em àrvores de folha permanente.
Adoro nêsperas! Pena é durarem tão pouco. Acho que é a minha fruta favorita! :)
ResponderEliminarLinda foto *
*Mocnas
EliminarEu tb conheço por Magnorios se bem que no Sul lhe chamam nêsperas aqui na América e conhecido por ameixas Japonesas
EliminarÉ daqueles frutos que quanto mais feios, melhores!
ResponderEliminarE são um magnífico complemento, cozinhadas, para acompanhar assados de carne, uma utilização menos conhecida por cá.
LPontes
a primeira vez que eu ouvi um casal meu amigo do Porto chamar magnórios ás nêspera que eu tinha no quintal fartei-me de rir.
ResponderEliminaré engraçado como a nossa língua muda tanto de zona para zona.
embora tenha duas nespereiras que dão sempre uma grande carga de nêsperas, é fruta que eu não aprecio.
dá Deus nozes a quem não tem dentes, não é verdade?
nunca em todo a minha vida ouvi tal nome para as nesperas. Deve ser um outro Minho que não o nosso digo eu minhota de gema.
ResponderEliminarpois na minha terra e é no minho chama-se magnorio
Eliminare tem toda a razão
EliminarSim, porque nespera é um fruto castanho que se come bastante mafuro, quase podere! Já shakespeare falava nas suas peças! Em Espanha chamam-lhe niesperas, ou niesperis germánicos, ou ainda níspero europeo, miezpola... Os ingleses inglases chamam-lhe medlar, e os franceses conhecem-na por nefle ( de néflier, nespereira) ou cul de chien (cu de cão)
EliminarO outro fruto é magnório, e nasce da árvore que no norte chamam de magnóle ou magnoleiro. Mas, se a este fruto quizerem chamar néspera, façam o favor de ser mais rigirosos e digam néspera japonesa porque a nespera comum é a outra!
Maria Faria
Sou de Famalicao e conheço por magnórios!
EliminarOs indivíduos do norte , pensam que são os donos da verdade.
EliminarNêspera é nêspera, magnório é um regionalismo, como meia de leite e molete.
Na Madeira , batata é semelha .
Isso se chama complexo de superioridade.
E tu deves ter o complexo da inferioridade, para fazer esses juízos de valor, a língua é para ser falada...
EliminarSou de Barcelos e s'empare conheci como nespera..
EliminarE eu sou de Melgaço, alto Minho, e conheço esse fruto por nêsperas. Só ouvi a palavra magnório a um amigo de Gaia que me avisou para nunca perguntar o preço das nêsperas às vendedoras do Porto porque iam dizer- me que nêsperas era a da minha prima.
EliminarAmigos, estou cansada de me rir ao ler tudo. Sou do norte e toda a minha vida, e sei a origem, Magnório é a amarelinha, e Nêspera é quase castanha, que madura parece podre. Se desejam chamar de Nêspera aos Magnórios , então chamem Nêspera Japonesa. Um abraço de Famalicão.
EliminarEsclarecimento excelente, obrigado!
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNos açores são mónicas, ou ainda mais popularmente "mocnas"...
ResponderEliminarNo Porto são magnórios. Oh yeah! Pelo menos a minha mãe é assim que sempre lhes chamou. E quanto mais murchinhos mais docinhos. Bela lembrança, ou melhor, mais triste do que bela porque já não os como à uns anos... assim como uns moranguinhos (ainda hoje falava ao telefone com a minha mãe sobre moranguitos). Estou a precisar de férias primaveris! ahahah
ResponderEliminarIsabel, eu nao via nesperas desde a minha vida no seculo passado no Brasil. Elas me remetem a minha infancia. Em Portugal fiquei encantada com tantas arvores de nespera que vi. Pena que nao comi nenhuma... Fica pra proxima vez. Um beijo enorme!
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarMagnorios é o nome certo, a árvore é o Magnoeiro. Nêsperas é um fruto castanho redondo com aparencia pouco apetitosa, é dificil de se encontrar, e só se comem quando já estão quase podres, o que é curioso.Muita gente no norte conhece esta troca de nomes, e conhecem a verdadeira nêspera, mas por esta ser dificil de se encontrar pouco ligam para o fruto.
ResponderEliminarsempre me ensinaram ao contrário
Eliminarola, parabens pelo blog.
ResponderEliminaraqui no brasil, no sul, chamamos essa fruta de ameixa amarela, uma delicia.
bjs
NAo é so no minho que chamam magnorio, mas que eu saiba na regiao norte toda, sempre chamei magnório e sou do porto, e convinhamos que é um nome mais bonito ^^
ResponderEliminarPara si
EliminarDe facto, aqui no norte à quem use os dois nome para o fruto mesmo fruto. No entanto, a verdadeira nêspera tem o seguinte aspecto http://thumbs.dreamstime.com/thumb_316/1222787359PL92TH.jpg e deve-se comer muito madura mesmo.
ResponderEliminarSegundo a Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Nespereira_%28%C3%A1rvore%29, na zona do grande Porto, chama-se magnório... deve ter-se estendido pelo norte... convenhamos que é um nome Magno! :)) e para rir... tem pouco.
ResponderEliminarSegundo a Wikipédiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Magnoliopsida, os magnórios vem do Género magnoliopsida... muito mais parecido com magnórios do que com nêsperas.
ResponderEliminarAnónimo das 14.07... realmente isso são mesmo nêsperas.
ResponderEliminarMeus amigos, eu no meu quintal tenho Nêsperas e Magnórios, e garanto-vos que são completamente diferentes !
ResponderEliminarConcordo plenamente.....já agora alguém me explica, se os Magnórios são Nêsperas, o que chamaremos ás Nêsperas propiamente ditas??
EliminarOuvi dizer que as mulheres do mercado não gostam que se lhes pergunte "a como está a sua néspera". Será também tem um segundo sentido ? José Alexandre
ResponderEliminarJosé Alexandre,
Eliminarparece-me bem que sim ... :)
Boa semana.
Só estranho que o dicionário de língua portuguesa defina Nêspera e Magnólio/Magnório, como frutos da Nespereira.
ResponderEliminarO mesmo fruto a que lhe chamam de Magnólio/Magnório, chama-se em Espanha: Níspero e em Itália: Nispole, que se parecem, etimologicamente, com Nêspera.
Olá,
Eliminarem relação às nêsperas e aos magnórios aqui fica mais uma achega no ciberdúvidas.
Quando se plantam as nespereiras
ResponderEliminarQuando se plantam as nespereiras
ResponderEliminarPlantam-se no outono e inverno. Também se semeiam, com a semente do fruto.
EliminarEm Braga são nesperas, em guimarães magnórios. Em Guimarães, há as nesperas que nascem nas nespereiras, árvores de folha caduca. Os magnóris nascem em àrvores de folha permanente.
ResponderEliminarObrigada.
EliminarNão sei quem é o dono da verdade mas só uma pequeníssima parte do país lhe chama maganórios a grande maioria do País lhe chama nêsperas
Eliminar