segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Uma tentação n'O Chocolate em Lisboa


Sou daquelas pessoas que adora chocolate. Não resisto a uma fatia de bolo ou até a uma mousse intensa, espessa, de chocolate. Que bom que é colocar um quadrado de chocolate na boca, empurrá-lo para o céu da boca e deixá-lo derreter lentamente. Gosto de chocolate de leite e chocolate negro até 70% de cacau. Com mais, já acho muito amargo para o meu gosto. Mas para conhecer os diferentes tipos de chocolate nada melhor do que feiras e eventos. E de 6 a 9 de Fevereiro de 2014, no Campo Pequeno em Lisboa, decorreu a iniciativa O Chocolate em Lisboa.

Visitei o certame no passado domingo. A minha ida prendeu-se com o convite do Cacau Clube de Portugal para realizar um showcooking. Escolher o que cozinhar revelou-se fácil. Nada melhor do que preparar num evento dedicado ao chocolate, uma receita com este ingrediente. A escolha recaiu no bolo tentação de chocolate, um bolo húmido, que fica quase como uma mousse espessa, em que o sabor do chocolate sobressai de forma gulosa.

Depois da preparação, o público teve a oportunidade de provar. E nada melhor para quem cozinha, do que receber muitos sorrisos de satisfação de quem prova, ou quando nos pedem a receita para a seguir irem reproduzir em casa.


Obrigada a todos os que estiveram presentes. Este carinho é muito gratificante. Um especial agradecimento à Rita, à Catarina e ao João, alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa que me deram uma ajuda preciosa durante a minha apresentação.

5 comentários :

  1. Também estive na feira na sexta feira... loucura total.. :) só me apetecia comer uma coisa de cada banca... e aquela banquinha das canecas com morangos e chocolate quente...hummmmm.
    Este bolinho deve ser muitoooo bom.. cá para mim não só só que viram o showcooking que o vão fazer.. :)

    beijinhos e boa semana

    Mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mafalda,
      eu adoro chocolate e foi tão difícil, como dizes, resistir à tentação de provar de tudo! Adorei os bombons do Francisco Siopa. Tão bons.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Isabel,

    Nunca um bolo ostentou nome mais adequado!! Não tive oportunidade de ir mas imagino as perdições. Gosto muito do chocolate Callebaut e ando muito curiosa com os chocolates do Francisco Siopa. Para a próxima não me escapam. ;)

    Beijos*

    ResponderEliminar
  3. O Chocolate é mesmo uma Tentação! O nome do evento não podia ter sido mais bem escolhido.
    Imagino o sucesso que o teu bolo fez na plateia dos gulosos!
    O chocolate Callebaut é muito bom e até mais doce do que o Valrhona que para mim também é dos melhores para quem quer obter bons resultados com as suas receitas. É pena que a Callebaut não venda em pequenas quantidades, acessíveis a "cozinheiras caseiras" como nós (eu). Quando eu precisei e os contactei, depois de fazer o Curso de Bombons, só vendiam em embalagens de 20 kg.
    Já a Valrhona, vende em tabletes de 250g, sendo mais acessível, mas só o encontro na Loja Gourmet do El Corte Inglês.
    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar