quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A verdadeira piza napolitana no Forno d'Oro


A primeira vez que fui ao restaurante Come Prima em Lisboa foi há uns anos num jantar de imprensa. A simpatia do chef Tanka Spakota, também conhecido como Giovanni, e da sua mulher Rita conquistaram-me de imediato. Gostei do modo como fui recebida e da comida, principalmente das pizas, com uma massa muito saborosa, leve, e com ingredientes vindos de várias zonas de Itália. Gostei tanto que sempre que vinham amigos que gostam de comida italiana a Lisboa, o Come Prima era um restaurante de visita obrigatória. Por isso, foi com muito agrado que soube que este ano abriram uma nova casa, o restaurante Forno d'Oro, na rua da Artilharia 1.

No final do passado mês de Setembro, fui ao Forno d'Oro para um jantar muito especial. O restaurante recebeu o certificado que atesta que a piza servida segue os procedimentos da verdadeira pizza de Nápoles. Este galardão equivale em analogia com o cinema à atribuição de um Óscar. A piza napolitana, ou melhor, a Vera Pizza Napoletana, é uma piza em que a massa deve ter ar, faz bolhas, e as bordas devem ser redondas.

Começámos o jantar com a piza frita servida com fatias finas de presunto, entre conversas e um copo de espumante fresco. Enquanto conversava com os restantes convidados, era inevitável, espreitar o que se passava no forno revestido a ouro, construído no local, e que dá nome à casa. Estender a massa da piza é uma arte e ver as pizas a entrar para o forno, a cozerem, cria um ambiente muito especial.


Sentados à mesa pudemos apreciar algumas das pizas acabadas de sair do forno, como a Pizza Margherita ou a Diavola, com o queijo a derreter, uma maravilha. Durante o jantar provámos seis das muitas pizas que o restaurante tem no menu. Para além de seguir a tradição napolitana da massa da piza, usam ingredientes autênticos como o tomate San Marzano ou a mozzarella fiori di latte. No Forno d'Oro, o chef Tanka também procura adaptar as pizas aos sabores portugueses e encontramos no menu tentadoras propostas como sabores lusitanos como a Pizza Transumância, com queijo de ovelha e presunto de porco preto, ou a Pastorinha, com morcela de Monchique e requeijão, entre outras propostas. A acompanhar as pizas foram servidas cervejas artesanais, vindas de Itália. Na carta há também marcas artesanais portuguesas.


É caso para dizer que o segredo das pizas do Forno d'Oro está na massa, e no respeito pela autenticidade dos ingredientes utilizados. Faz toda a diferença! Para quem gosta dos verdadeiros sabores italianos, o restaurante Forno d'Oro merece uma visita.

13 comentários :

  1. Agua na boca!!!!!!!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa de celebridades e cinema)

    ResponderEliminar
  2. Acho o forno uma maximo e a primeira pizza está de comer e chorar por mais! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cozinha100segredos,
      é verdade, o forno é o máximo! E as pizzas são óptimas. Vale a pena a visita.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Nunca fui comer uma pizza a esse restaurante mas pelo aspecto devem ser divinais.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/11/s-martinho-e-bolo-de-castanhas.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clara,
      vale a pena ir lá. Gosto muito das pizzas.

      Eliminar
  4. que aspecto sublime! pena estar tão longe!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana,
      quando vieres a Lisboa. vale a pena fazeres uma vista ao Forno d'oro.
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Nham Nham.... parecem excelentes.

    bj MJC

    ResponderEliminar
  6. Tenho imensa curiosidade em conhecer esse restaurante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa,
      vale a pena a visita. Vais gostar.
      Um beijinho.

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Maria,
      as pizzas são uma maravilha. Vale a pena a visita.

      Eliminar