segunda-feira, 24 de abril de 2017

10 livros para ler na Primavera


Os livros fazem parte dos meus dias. Posso dizer que sou uma apaixonada por livros. Gosto de ter livros. Passo regularmente pelas livrarias para espreitar as novidades. Gosto de saber o que os meus amigos andam a ler. Peço sugestões muitas vezes a outros apaixonados pela leitura. Quando ando de Metro, reparo nas capas dos livros das pessoas que fazem a viagem a ler. Os livros fazem parte de mim. E para quem como eu adora livros, deixo-vos, hoje, 10 sugestões para lerem ou folhearem nestes dias bonitos de Primavera.

Romances:

- A Improbabilidade do Amor de Hannah Rothschild

É um romance feliz. A história acompanha Annie, que se divorciou e decidiu voltar a cozinhar. Um dia, entra numa loja de velharias e compra um quadro. Nem imagina as mudanças que aquele quadro vai trazer à sua vida. Um romance com muitas referências ao mundo da arte. Ideal para ler nestes dias bonitos de Primavera.


- A Vegetariana de Han Kang

Uma história contada a várias vozes. No início achei a história estranha, fora do normal, um pouco bizarra até. Uma mulher, Yeong-hye, depois de ter um sonho, decide ser vegetariana. Abre o frigorífico e o congelador, e deita para o lixo todos os pratos de carne ou a carne que tinha para cozinhar. Esta decisão transforma de forma irreversível a ordem na família. O pai numa reunião de família, bate-lhe. O seu casamento acaba. O marido começa a olhar para ela como uma desconhecida. De uma forma muito egoísta, não a tenta perceber ou ajudar. O cunhado, artista falhado, começa a ficar obcecado com o corpo de Yeong-hye e a sua mancha mongólica. Decide filmá-la. A irmã, dona de uma loja, começa a perceber que viver não significa fazê-lo apenas em função dos outros ou por uma questão de sobrevivência. Será que consegue ajudar Yeong-hye ou está apenas concentrada em si? Aos poucos fui querendo perceber o que ia acontecer às personagens. Ao chegar ao fim, fiquei a pensar: - até que ponto podemos fazer tudo o que queremos ao nosso corpo? É essa a nossa única liberdade? Afinal, como é que as nossas decisões podem afectar de forma tão vincada aqueles que nos rodeiam?


- A Amiga Genial de Elena Ferrante

De vez em quando, pergunto na minha página de Facebook, sugestões de livros para ler. Eu adoro ler e não me imagino sem andar a ler um ou mais livros ao mesmo tempo. Com as sugestões que me vão dando faço uma lista e sempre que posso compro os livros que me despertam a atenção ou os que são mais recomendados. Numa das vezes, o nome de Elena Ferrante foi várias vezes indicado e decidi ler, agora, durante o mês de Março, a sua obra A Amiga Genial. A história acompanha duas amigas, na infância, num bairro popular nos arredores de Nápoles. A história começa quando ambas se conhecem na escola primária. Uma escrita envolvente!


Cozinha, gastronomia e alimentação:

- A Revolução Smart Food de Eliana Liotta

Um livro que nos chama a atenção para o modo como nos alimentamos e como podemos mudar a nossa forma de comer de modo a termos uma vida com mais saúde. O livro apresenta um conjunto de alimentos que identifica como sendo base para uma alimentação inteligente. Um dos ingredientes que passei a usar com mais regularidade cá em casa foi o açafrão-da-índia.


- O Diabo na Cozinha de Marco Pierre White

Um livro fantástico sobre a ascensão deste grande chef, que inspirou e formou muitos dos actuais chefs estrela de Inglaterra, incluindo Gordon Ramsay. Uma obra biográfica que nos mostra como se vive e trabalha nas cozinhas profissionais. Um livro que mostra a obsessão do chef Marco Pierre White pela perfeição. Escrito com sentido de humor, mesmo nas situações mais dramáticas. Um livro que recomendo a quem procura saber mais sobre grandes chefs e sobre o modo como se chega ao mundo das estrelas Michelin. Um livro que recomendo também a todos os que se interessam por comida.


- A Cevicheria de Kiko Martins

O ceviche é prato nacional no Peru. Feito com peixe cru marinado em sumo de lima ou outro citrino. O peixe a usar é normalmente branco, sem muita gordura. O chef Kiko decidiu publicar em livro algumas das melhores receitas servidas no seu restaurante, A Cevicheria, onde para além do ceviche explora ingredientes como a quinoa. Um livro para quem se interessa pelos sabores do mundo.


- TOP - Tesouros de Origem Portuguesa de Fortunato da Câmara

Um livro sobre muitos dos produtos portugueses de excelência, desde arroz, azeite, frutas, queijos e manteigas. Alguns conhecia, como a amêndoa do Douro, a planta do gelo, mas muitos outros, foram uma surpresa, como a azeitona negrinha do freixo! Sabiam que temos produção de açafrão em Portugal? Um livro cheio de tesouros para quem gosta de gastronomia e quer saber mais sobre muitos dos nossos bons produtos.


- O Livro de Petiscos da Isabel de Isabel Zibaia Rafael

Os dias quentes estão a chegar. Sabe tão bem preparar uma mesa de petiscos, umas bebidas frescas para partilhar, entre muitas conversas felizes, com a família e os amigos. Um livro cheio de ideias práticas e receitas de fácil preparação que vos ajudam a brilhar. ;)


- Prazer sem Pecado de Gilberto Costa e Cláudia Viegas

Um livro onde os autores nos apresentam 65 receitas que promovem o prazer mas sem pecar. As técnicas de elaboração das receitas e os seus componentes foram pensados de modo a termos à mesa um conjunto de sobremesas mais saudáveis.


Blogosfera:

- Ser Blogger de Carolina Afonso e Sandra Alvarez

Um livro para quem quer começar um blogue, cheio de dicas sobre como comunicar e rentabilizar o vosso trabalho. Ao longos dos capítulos vamos encontrando conselhos ou dicas de conhecidos bloggers portugueses.

E vocês, o que andam a ler nesta Primavera? Adoro as vossas sugestões. 

4 comentários :

  1. ola, como oferta do natal ando a ler o livro "A Revolução Smart Food", acho muito interessante pois fala dos ingredientes na forma de vitaminas e etc, também já comprei o "Ser Blogger" que vai ser próxima leitura, despertou-me interesse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      gostei muito de ler A revolução Smart Food. Não é alarmista e apresenta alimentos que temos facilmente à venda e que podemos incluir mais na nossa alimentação. Só tenho pena que cá seja difícil encontrar a laranja sanguínea.
      Ser Blogger, acho que vai gostar.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Olá,
    Já li "A amiga genial" e adorei, tenho de continuar com os próximos livros (já estão na minha lista para as próximas compras). Agora estou a começar o Misery do Stephen King e já tenho uns quantos em lista de espera. Os livros são a minha companhia nas viagens de comboio que faço todos os dias, óptimos para esquecer atrasos e carruagens cheias de gente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vânia,
      adoro ler. Ando sempre a ler e às vezes mais do que um livro ao mesmo tempo.
      Um beijinho.

      Eliminar