sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Workshop Receitas para o Outono com Pescanova


No passado sábado, dia 23 de Setembro de 2017, decorreu n' A Loja dos Cozinheiros em Algés, o workshop Receitas para o Outono. Quando se juntam pessoas que gostam de cozinhar com os bons produtos Pescanova, o resultado é delicioso. E foi assim, em jeito de festa, que recebemos o Outono à mesa neste evento tão especial.

Preparámos tiras de pota panadas com maionese de alho e manjericão, uma entrada que faz as delícias de quem a prova, e cuja receita encontram no meu livro O Livro de Petiscos da Isabel. É tão, mas tão bom! O facto de as tiras de pota Pescanova nos chegarem prontas a panar e em ponto de sal, é uma ajuda fantástica na preparação deste prato. É só cortar, temperar e fritar. Num abrir e fechar de olhos, temos esta entrada na mesa.


Uma salada que adoro e que costumo fazer imensas vezes é a salada de bacalhau com grão a que junto tomate, azeitonas e um toque de pimentão-doce fumado. Esta salada foi uma das nossas entradas. Nesta salada usámos os Lombos de Bacalhau do Atlântico Pescanova que foi cozido em água temperada com alho, louro e azeite. O bacalhau usado fez mesmo toda a diferença.

O Outono pede o conforto dos pratos quentes de forno. Por isso, neste workshop prepáramos um bacalhau gratinado com miolo de camarão no forno, com batata-palha, cenoura e alho-francês. Este é daqueles pratos para fazer quando juntamos a família à volta da mesa. É um prato rico que toda a gente adora e quase sempre, não sobra nada.

Preparámos ainda filetes de pescada no forno com amêndoa. Temperados com sumo e raspa de limão, alho, colorau e salsa. Foram ao forno com, natas, pão ralado e amêndoa laminada. Ficam tão saborosos. Uma maneira diferente de fazer filetes para toda a família. Para acompanhamento deste prato preparámos legumes estufados, que resultam sempre muito bem.


A cataplana de polvo foi outro dos pratos que foi confeccionado. O polvo foi cozido, cortado em pedaços e colocado numa cataplana com um refogado de cebola, tomate e pimentos a que se juntou batatas cortadas às rodelas e um bom ramo de salsa. Cozinhar na cataplana tem a vantagem de a podermos levar à mesa.

Outro prato que preparámos foi uma feijoada de chocos, feijão manteiga, cenoura e umas rodelas de chouriço. Um prato que nos aqueceu o corpo e a alma.

Os workshops são sempre vividos com muita alegria. Todos os participantes cozinham, trocamos ideias, falamos dos produtos que usamos, partilhamos dicas, e no final, saímos com a sensação que aprendemos todos uns com os outros. Isto é mesmo muito especial. Obrigada a todos os participantes e à Pescanova por esta experiência.

5 comentários :

  1. Adorei a primeira foto. Estás com um sorriso maravilhoso ;)

    Preciso da tua ajuda. Como te disse fiz os dois tipos de fermento. O teu e do livro da Ângela.

    Na 2ªf, foi o dia 1, o que acontece é que na 4ªf quando fui refrescar a tua receita de fermento, o mesmo estava com bolor. Claro que deitei fora. Mas é normal? Deixei em cima da bancada da cozinha.

    Em relação à receita de fermento do livro da Ângela. Conheces a receita? Quando diz para retirar 50g da mistura anterior, 1º dia, e descartar a restante, é literalmente deitar o restante fora? Eu tenho estado a fazer a receita assim e hoje foi o 7º dia e não tenho quantidade suficiente para fazer um pão. Numa das receitas do livro pede 250g.

    Obrigada

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,
      obrigada.Estes workshops são sempre muito especiais.
      Se ganhar bolor é para deitar fora. Nunca me aocnteceu, mas como está tanto calor as massas também sofrem. Ao alimentar o fermento a massa que se tira pod ser usada. Panquecas, bolos, etc ... mas poderá ser deitada fora.
      Alimenta a massa com mais frequência, não descartes, até obteres a quantidade desejada.
      Um beijinho.

      Eliminar
    2. Obrigada pelos esclarecimentos. Foram uma enorme ajuda. Já voltei a fazer outros, espero que corra melhor. depois partilho o resultado. beijinhos

      https://saboresdoninho.blogspot.pt/

      Eliminar
  2. Gosto tanto dos teus workshops e das tuas sugestões.
    Belíssimas fotos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar