sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Workshop Receitas para o Outono com Pescanova


No passado sábado, dia 23 de Setembro de 2017, decorreu n' A Loja dos Cozinheiros em Algés, o workshop Receitas para o Outono. Quando se juntam pessoas que gostam de cozinhar com os bons produtos Pescanova, o resultado é delicioso. E foi assim, em jeito de festa, que recebemos o Outono à mesa neste evento tão especial.

Preparámos tiras de pota panadas com maionese de alho e manjericão, uma entrada que faz as delícias de quem a prova, e cuja receita encontram no meu livro O Livro de Petiscos da Isabel. É tão, mas tão bom! O facto de as tiras de pota Pescanova nos chegarem prontas a panar e em ponto de sal, é uma ajuda fantástica na preparação deste prato. É só cortar, temperar e fritar. Num abrir e fechar de olhos, temos esta entrada na mesa.


Uma salada que adoro e que costumo fazer imensas vezes é a salada de bacalhau com grão a que junto tomate, azeitonas e um toque de pimentão-doce fumado. Esta salada foi uma das nossas entradas. Nesta salada usámos os Lombos de Bacalhau do Atlântico Pescanova que foi cozido em água temperada com alho, louro e azeite. O bacalhau usado fez mesmo toda a diferença.

O Outono pede o conforto dos pratos quentes de forno. Por isso, neste workshop prepáramos um bacalhau gratinado com miolo de camarão no forno, com batata-palha, cenoura e alho-francês. Este é daqueles pratos para fazer quando juntamos a família à volta da mesa. É um prato rico que toda a gente adora e quase sempre, não sobra nada.

Preparámos ainda filetes de pescada no forno com amêndoa. Temperados com sumo e raspa de limão, alho, colorau e salsa. Foram ao forno com, natas, pão ralado e amêndoa laminada. Ficam tão saborosos. Uma maneira diferente de fazer filetes para toda a família. Para acompanhamento deste prato preparámos legumes estufados, que resultam sempre muito bem.


A cataplana de polvo foi outro dos pratos que foi confeccionado. O polvo foi cozido, cortado em pedaços e colocado numa cataplana com um refogado de cebola, tomate e pimentos a que se juntou batatas cortadas às rodelas e um bom ramo de salsa. Cozinhar na cataplana tem a vantagem de a podermos levar à mesa.

Outro prato que preparámos foi uma feijoada de chocos, feijão manteiga, cenoura e umas rodelas de chouriço. Um prato que nos aqueceu o corpo e a alma.

Os workshops são sempre vividos com muita alegria. Todos os participantes cozinham, trocamos ideias, falamos dos produtos que usamos, partilhamos dicas, e no final, saímos com a sensação que aprendemos todos uns com os outros. Isto é mesmo muito especial. Obrigada a todos os participantes e à Pescanova por esta experiência.

5 comentários :

Unknown disse...

Adorei a primeira foto. Estás com um sorriso maravilhoso ;)

Preciso da tua ajuda. Como te disse fiz os dois tipos de fermento. O teu e do livro da Ângela.

Na 2ªf, foi o dia 1, o que acontece é que na 4ªf quando fui refrescar a tua receita de fermento, o mesmo estava com bolor. Claro que deitei fora. Mas é normal? Deixei em cima da bancada da cozinha.

Em relação à receita de fermento do livro da Ângela. Conheces a receita? Quando diz para retirar 50g da mistura anterior, 1º dia, e descartar a restante, é literalmente deitar o restante fora? Eu tenho estado a fazer a receita assim e hoje foi o 7º dia e não tenho quantidade suficiente para fazer um pão. Numa das receitas do livro pede 250g.

Obrigada

beijinhos

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Gosto tanto dos teus workshops e das tuas sugestões.
Belíssimas fotos.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Laranjinha disse...

Olá Cláudia,
obrigada.Estes workshops são sempre muito especiais.
Se ganhar bolor é para deitar fora. Nunca me aocnteceu, mas como está tanto calor as massas também sofrem. Ao alimentar o fermento a massa que se tira pod ser usada. Panquecas, bolos, etc ... mas poderá ser deitada fora.
Alimenta a massa com mais frequência, não descartes, até obteres a quantidade desejada.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Obrigada, Clarinha.
Um grande beijinho.

Unknown disse...

Obrigada pelos esclarecimentos. Foram uma enorme ajuda. Já voltei a fazer outros, espero que corra melhor. depois partilho o resultado. beijinhos

https://saboresdoninho.blogspot.pt/